Prática religiosa e criminalidade: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n3p199-220

Palavras-chave:

Análise custo/benefício, criminalidade, Foz do Iguaçu, prática religiosa.

Resumo

O objetivo principal deste estudo é analisar quais variáveis influenciaram a prática religiosa de pessoas que cometeram delitos e suas motivações para o crime, a partir da aplicação de questionários e entrevistas, junto a condenados com penas alternativas, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Além da pesquisa de campo e análise descritiva dos dados, este estudo faz uso de uma regressão logística como modelagem econométrica. Os resultados indicam que as variáveis do modelo que influenciaram a prática religiosa das pessoas que cometeram delitos, antes de terem sido presas, foram: “harmonia familiar”, “tem filhos”, “religião católica” e “religião evangélica” – relação positiva; “ensino superior completo”, “amasiado”, “uso de bebida alcoólica” e “uso de drogas” – relação negativa. Este estudo de caso permite inferir que a pessoa religiosa praticante, com característica considerada dissuasória, não distinguiu valores ou princípios quando seu interesse financeiro prevaleceu em um ato ilegal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Economista (UFMG), Mestre e Doutor em Economia Aplicada (ESALQ/USP), Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Helena Nickel, Nickel e Poter Advocacia

Advogada, bacharel em Direito pela Universidade Paranaense (Unipar/PR), Especialista em Direito de Família (Universidade Cândido Mendes/RJ), Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste/PR)

Josineide Aquino da Silva Amaral, Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste/PR)

Economista (UFAC), Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC) e Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela (Unioeste/PR)

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

Shikida, P. F. A., Nickel, H., & Amaral, J. A. da S. (2021). Prática religiosa e criminalidade: um estudo de caso. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 9(3), 199–220. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2021v9n3p199-220

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)