Evolução do cultivo da cana-de-açúcar na região Centro-Oeste do Brasil

Autores

  • Martin Airton Wissmann PGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Unioeste/Toledo-Pr (Doutorado)
  • Graciela Cristine Oyamada PGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Unioeste/Toledo-Pr (Doutorado)
  • Claudia Cristina Wesendonck PGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Unioeste/Toledo-Pr (Doutorado)
  • Pery Francisco Assis Shikida PGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Doutorado) e Programa de Pós-Graduação em Economia da UNIOESTE/Toledo-PR (Mestrado).

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n1p095-117

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, intensidade de crescimento, região Centro-Oeste.

Resumo

Este trabalho analisa a evolução do cultivo da cana-de-açúcar nos estados da região Centro-Oeste do Brasil (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), de 2003/04 a 2013/14, e classifica as Mesorregiões de cada estado de acordo com a intensidade de crescimento (expansão ou retração da área plantada), por meio do cálculo de quartis da taxa de crescimento da área plantada com cana-de-açúcar, seguindo a metodologia adaptada de Feltre e Paulillo (2012). Os resultados apontaram que na região Centro-Oeste houve proximidade geográfica entre as Mesorregiões com Crescimento Elevado nos estados de Goiás e Mato Grosso, enquanto que as com Crescimento Negativo ou Inexpressivo – uma no Mato Grosso e outra no Mato Grosso do Sul – estão situadas em Mesorregiões que foram diretamente atingidas pelas regras do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAE Cana). Em Goiás e Mato Grosso do Sul, três Mesorregiões apresentaram Crescimento Elevado ou Moderado, justificado pela proximidade com o estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do país.

Código JEL | O13; Q13; R11.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martin Airton Wissmann, PGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Unioeste/Toledo-Pr (Doutorado)

Professor da UNIOESTE; Contador; Mestre em Engenharia de Produção/UFSC; Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócios PPGDRA/UNIOESTE.

Graciela Cristine Oyamada, PGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Unioeste/Toledo-Pr (Doutorado)

Economista; Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento Regional/UFMT; Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócios PPGDRA/UNIOESTE.

Claudia Cristina Wesendonck, PGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Unioeste/Toledo-Pr (Doutorado)

Professora do Curso de Administração Pública/UERGS; Administradora, Mestre em Desenvolvimento/UNIJUI; Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócios PPGDRA/UNIOESTE.

Pery Francisco Assis Shikida, PGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Doutorado) e Programa de Pós-Graduação em Economia da UNIOESTE/Toledo-PR (Mestrado).

Professor do Curso de Ciências Econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, e do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNIOESTE/Toledo-PR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-03-20

Como Citar

Wissmann, M. A., Oyamada, G. C., Wesendonck, C. C., & Shikida, P. F. A. (2014). Evolução do cultivo da cana-de-açúcar na região Centro-Oeste do Brasil. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 2(1), 095–117. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n1p095-117

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)