Custos de produção em Sistemas Agroindustriais Familiares (SAFs) ecológicos e não ecológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n3p197-218

Resumo

A produção agroalimentar passou por diversas transformações nas últimas décadas, impulsionadas tanto pela modernização tecnológica quanto por mudanças nas preferências de consumo. Neste cenário, os Sistemas Agroindustriais Familiares (SAFs) emergem como uma alternativa aos sistemas alimentares dominantes, especialmente àqueles baseados na agricultura ecológica. O presente artigo objetiva comparar os custos de produção de SAFs ecológicos e não ecológicos localizados na região Sudoeste do Paraná. Adotou-se o método do Valor Agregado (VA) para investigar 12 SAFs ecológicos, no ano de 2020, e 12 SAFs não ecológicos, no ano de 2021, de diferentes cadeias alimentares. Os resultados evidenciam que os SAFs ecológicos possuem menores custos totais de produção e de consumo intermediário do que os não ecológicos. Além disso, os SAFs ecológicos dividem maiores valores de custos com o pagamento de taxas, salários e impostos com demais atores da sociedade, contribuindo com a movimentação econômica em outros setores e nos processos de desenvolvimento regional. Assim, os SAFs ecológicos praticam uma produção de matérias-primas e de alimentos agroindustriais mais sustentável, diversificada e com menores custos totais.

Palavras-chave: Alimentos; custos de produção; desenvolvimento rural e regional; Paraná; SAFs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Demetrio, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional / Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento, Alimentação, Mercados e Políticas Públicas. Bolsista CAPES.

Leidiane Maria Fantin, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional / Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Agronomy undergraduate student at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Member of the Group for Studies and Research in Development, Food, Markets and Public Policies - GePPADeM. PIBIC Scholar.

Marcio Gazolla, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional / Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Desenvolvimento Rural. Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR). Bolsista de Produtividade Científica do CNPq. 

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Demetrio, M., Fantin, L. M., & Gazolla, M. (2025). Custos de produção em Sistemas Agroindustriais Familiares (SAFs) ecológicos e não ecológicos. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 11(3), 197–218. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n3p197-218

Edição

Seção

Artigos