A especialização produtiva na região Norte-Nordeste de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n3p219-237Resumo
Conhecer e compreender a estrutura produtiva espacial e identificar padrões regionais de crescimento econômico é um exercício que permite interpretar dinâmicas e, assim, enriquecer o debate sobre o protagonismo local para a tomada de decisão e a adoção de políticas públicas. Este artigo se propõe a analisar a especialização produtiva na região Norte-Nordeste de Santa Catarina a partir de cinco cidades influentes (Canoinhas, Jaraguá do Sul, Mafra, Porto União e Rio Negrinho), com o uso de indicadores de localização e especialização regional através do cálculo do quociente locacional. É possível reconhecer padrões de especialização vinculados às atividades agropecuárias, vindo em seguida atividades do setor de serviços e industriais, polarizadas pelos municípios de Canoinhas e Mafra. Em alguns aspectos, a região de pesquisa é polarizada diretamente por Jaraguá do Sul e um conjunto de cidades que, por sua vez, são polarizadoras ou exercem influência sobre outras, como, por exemplo, Mafra e Canoinhas, e em outros aspectos, Rio Negrinho.
Palavras-chave: Análise regional; especialização produtiva; potencialidade regional; Santa Catarina; setores produtivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para textos publicados na Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional são do(a) autor(a) e co-autor(a/es), com direitos de primeira publicação para a revista. Por aparecerem neste periódico de acesso público, os textos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A RBDR permitirá o uso dos textos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de envio para bases de dados de acesso público. Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.


