UMA VISÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p351-367Palavras-chave:
Ensino superior. Identidade. Professor. Relações dialógicas.Resumo
As identidades docentes são campo de grandes pesquisas nos estudos atuais sobre educação. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar como os constructos identitários acerca do papel de ser professor de ensino superior ocorrem, através da perspectiva dos docentes que atuam nesse campo profissional. Para atingir o objetivo proposto por este artigo, a geração de dados se deu através da seleção e entrevista de professores universitários que cursam o primeiro ano do curso de Mestrado em Educação em uma universidade particular situada no sul do Brasil através da utilização de técnicas de complemento para a geração dos dados. Após a geração dos dados, realizamos as análises da materialidade linguística tendo como base teórica principal os estudos de Vygotsky (2001), levando em consideração a constituição das identidades que emergem dos relatos dos professores. A análise também se deu através dos estudos identitários (HALL, 2014; WOODWARD, 2014) e sobre a identidade e o fazer docente (GATTI, 1996). Nossos dados apontam que a identidade do professor ocorre nas construções diárias que enfrenta na profissão docente, além de trazer consigo suas experiências prévias vividas na esfera familiar, ou até mesmo escolar, nos tempos em que era aluno. É possível observar através das entrevistas, as marcas deixadas pelo ensino ao longo de todos os anos acadêmicos, das influências prévias, das vivências familiares e extracurriculares.
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