A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

Autores

  • Pollyanna Motta Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p208-220

Palavras-chave:

Linguagens, Artes, Semiótica, Educação

Resumo

O presente artigo trata de uma experiência estética a partir do contato com a obra Bat Cave, instalação do artista Tony Smith, remontada em 2013 para a 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, que foi ampliada semanticamente com o uso de um instrumento criado para ser utilizado por um espectador ou professor de artes visuais na ressignificação da obra de arte contemporânea enfocada no ensino da arte. Utiliza-se como referencial teórico a fenomenologia de Bachelard no resgate poético dos espaços, a hermenêutica de Gadamer na ressignificação da arte vista como jogo e a semiótica de Greimas, presente em seu último livro Da Imperfeição, na tentativa de construir um percurso semiótico de significação, afirmando que o sentido da obra de arte contemporânea se apresenta na experiência sensível construída a partir da experiência da obra. A experiência estética utilizada como referência inicial para a elaboração do instrumento educativo deu-se quando me deparei com a obra Bat Cave e tive dois sentimentos. Questiona-se sobre a possibilidade de haver um encadeamento entre os dois sentimentos: o de proteção e o de ludicidade, e com esses conceitos foi construído o desenvolvimento do texto. A ideia de jogo infantil foi associada à ideia de proteção na figura de um ninho a partir de uma abordagem fenomenológica, associando a poética presente na própria obra. A partir de então se trata da ampliação da experiência estética no campo da educação com a construção de um instrumento que faz referência à óptica e pode ser utilizado em sala de aula como estratégia para a ressignificação do olhar sobre a obra de arte contemporânea, possibilitando a percepção de detalhes que passam despercebidos. O dispositivo serve para observar atentamente a obra e suas peculiaridades ao possibilitar um percurso de sentido, ressignificando a obra nessa proposta de encontro estético. Por fim, propõe-se relacionar o ordinário e o extraordinário na produção de novos sentidos, incentivando o professor a estimular seus alunos para a percepção das qualidades sensíveis dos objetos que nos cercam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyanna Motta Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formanda em Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista do subjprojeto de Artes Visuais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

18-11-2014

Como Citar

Martins, P. M. (2014). A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 8(3), 208–220. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p208-220

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.