A BUSCA DO SENTIDO DA OBRA DE ARTE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: RECONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
DOI :
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p208-220Mots-clés :
Linguagens, Artes, Semiótica, EducaçãoRésumé
O presente artigo trata de uma experiência estética a partir do contato com a obra Bat Cave, instalação do artista Tony Smith, remontada em 2013 para a 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, que foi ampliada semanticamente com o uso de um instrumento criado para ser utilizado por um espectador ou professor de artes visuais na ressignificação da obra de arte contemporânea enfocada no ensino da arte. Utiliza-se como referencial teórico a fenomenologia de Bachelard no resgate poético dos espaços, a hermenêutica de Gadamer na ressignificação da arte vista como jogo e a semiótica de Greimas, presente em seu último livro Da Imperfeição, na tentativa de construir um percurso semiótico de significação, afirmando que o sentido da obra de arte contemporânea se apresenta na experiência sensível construída a partir da experiência da obra. A experiência estética utilizada como referência inicial para a elaboração do instrumento educativo deu-se quando me deparei com a obra Bat Cave e tive dois sentimentos. Questiona-se sobre a possibilidade de haver um encadeamento entre os dois sentimentos: o de proteção e o de ludicidade, e com esses conceitos foi construído o desenvolvimento do texto. A ideia de jogo infantil foi associada à ideia de proteção na figura de um ninho a partir de uma abordagem fenomenológica, associando a poética presente na própria obra. A partir de então se trata da ampliação da experiência estética no campo da educação com a construção de um instrumento que faz referência à óptica e pode ser utilizado em sala de aula como estratégia para a ressignificação do olhar sobre a obra de arte contemporânea, possibilitando a percepção de detalhes que passam despercebidos. O dispositivo serve para observar atentamente a obra e suas peculiaridades ao possibilitar um percurso de sentido, ressignificando a obra nessa proposta de encontro estético. Por fim, propõe-se relacionar o ordinário e o extraordinário na produção de novos sentidos, incentivando o professor a estimular seus alunos para a percepção das qualidades sensíveis dos objetos que nos cercam.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.