PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p320-333

Palavras-chave:

Leitura literária. Texto poético. Libras. Surdos.

Resumo

As atividades que envolvem leitura literaÌria na esfera educacional teÌ‚m como finalidade levar o aluno a construir sentidos daquilo que leÌ‚ e perceber o modo como o texto diz o que diz (LAJOLO, 2000), para tanto, requerem que o leitor percorra treÌ‚s etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as praÌticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poeÌtico Poeminha do contra, de MaÌrio Quintana, no projeto extensionista AtelieÌ‚ de poesia para surdos, e como objetivos especiÌficos: a) apresentar estrateÌgias de ensino de leitura de Poeminha do contra, ministrada em LiÌngua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e viÌdeos, ocorreu de maio de 2017 a agosto do mesmo ano, na Universidade Federal do ParaÌ. Participaram desse estudo oito surdos e equipe teÌcnica. As categorias de anaÌlise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulaÌrio e (iii) compreensão leitora compartilhada. Os resultados demostram que, por meio da leitura literaÌria e do discurso em Libras, o surdo eÌ capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experieÌ‚ncias esteÌticas poeÌticas e expressar sua subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldemar dos Santos Cardoso Junior, Universidade Federal do Pará (UFPA) /Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

Professor Doutor em Língua Portuguesa.  Coordena o projeto de extensão universitária Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS);  Líder do Grupo de pesquisa - Leitura, Ecrita e Ensino de Português para Surdos(GLEPS) da UFPA. E-mail: waldemar@ufpa.br waldemarufpa@gmail.com

Valéria Teixeira da Cunha, Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Instituto de Letras e Comunicação (ILC)

Tradutora e Interprete de Português/Libras da Universidade Federal do Pará. Especialista em Libras. Licenciada em Letras - Português/Inglês. Membro do Grupo de pesquisa - Leitura, Ecrita e Ensino de Português para Surdos(GLEPS) da UFPA. E-mail: valeriacunha@ufpa.br; profa.valeriacunha@gmail.com

Downloads

Publicado

31-08-2019

Como Citar

dos Santos Cardoso Junior, W., & Teixeira da Cunha, V. (2019). PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MÁRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(2), 320–333. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p320-333

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.