A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA NO FILME BELEZA AMERICANA

Auteurs-es

  • Luciana Debatin FURB
  • Osmar de Souza Furb

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n1p02-27

Mots-clés :

Beleza Americana. Ideologia. Análise do Discurso.

Résumé

Neste estudo, objetivamos analisar os efeitos produzidos pelas formações ideológicos que constituem o discurso das personagens do filme Beleza Americana sob a ótica da Análise de Discurso de Linha Francesa e à luz de conceitos de ideologia formulados por Althusser (1985); Pêcheux (1988) e Zizek (2010). Poderíamos inferir que, além dos efeitos de resistência, naturalização e legitimação produzidos no espectador, a multiplicidade ideológica do filme surpreende na medida em que se consubstancia numa espécie personagem coadjuvante coletiva, que desencadeia o conflito central da trama ao contrapor-se a tentativa de (des)construção ideológica da personagem principal, Lester Burnham.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luciana Debatin, FURB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação Furb

Graduada em Letras Português pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora do Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Osmar de Souza, Furb

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Sociologia Política pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Graduado em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau

Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação Furb

Téléchargements

Publié-e

2017-09-15

Comment citer

Debatin, L., & de Souza, O. (2017). A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA NO FILME BELEZA AMERICANA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 8(1), 02–27. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n1p02-27

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.