A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA

Auteurs-es

  • Leonardo Vincenzo Boccia Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n1p082-104

Mots-clés :

1950. Cinema. Rio. Zona Norte. Orfeu Negro. Samba. Bossa Nova. Favelas. Cidade.

Résumé

Rio de Janeiro, década de 1950, conflitos raciais e culturais inquietam a sociedade brasileira, artistas invocam o mito órfico. O Teólogo-Poeta-Músico-Hierofante Orfeu torna-se protagonista da ‘tragédia carioca’ Orfeu da Conceição de Vinicius de Moraes, estreada com elenco de atores negros no Municipal do Rio, em 1956. Onze anos antes, no intuito de resgatar “os valores da pessoa humana e da cultura negro-africana, degradados e negados por uma sociedade dominante”, Abdias do Nascimento funda o Teatro Experimental do Negro (TEN) e no início da década de 1950, o estudo das interações raciais no Brasil é patrocinado pela UNESCO. No mesmo período, Nelson Pereira dos Santos filma Rio 40 graus (1955) e sucessivamente Rio, Zona Norte (1957). Fechando a década, o diretor francês Marcel Camus retoma as idéias desse intenso movimento de resgate da cultura afro-brasileira e cria o filme Orfeu Negro (1959). Neste ensaio procuro os pontos críticos dessa trama e seu desenlace.

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Biographie de l'auteur-e

Leonardo Vincenzo Boccia, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, com formação complementar na Escola de Humanidades e Ciências Sociais da Jacobs University Bremen - Alemanha. Ensina na graduação e na pós-graduação e orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Desde 2006, lidera o grupo interdisciplinar de pesquisa ECUS - Ufba/CNPq. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia onde ensina em nível de graduação no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Professor Milton Santos e é docente permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade; do Programa de Pós-graduação de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade e docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

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Publié-e

2012-12-22

Comment citer

Boccia, L. V. (2012). A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 6(1), 082–104. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n1p082-104

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