MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA NO CAMPO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p393-408Palabras clave:
Método de investigação estética. Arte. Educação. Estética.Resumen
Nesse texto argumentamos sobre o método de investigação estética e como esse método pode tencionar as pesquisas em Arte e Educação. Objetiva caracterizar os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam as pesquisas que se utilizam do método de investigação estética na arte e na Educação. De cunho qualitativo, realizamos umapesquisa bibliográfica envolvendo as ideias de teóricos que tratam do assunto: Vallance (1991), Eisner (1976; 2008),Dewey (1980; 2005) e Vygotsky (1999). Os resultados apontam que diante dos princípios teóricos as pesquisam que se utilizam do método de investigação estética são vistas como um método sensível para um trabalho sensível; conseguem suprir o pesquisador com um conjunto de princípios e experiências que forma as reações aos problemas educacionais e estimula uma discussão inteligente sobre eles; é uma crítica que faz parte de contexto e perspectiva daquilo que se sente, vê e ouve e é uma experiência estética que deve conter uma emoção. Diante dos princípios metodológicos as pesquisas são qualitativas, com uma perspectiva sensível que outros meios não dão conta; busca identificar padrões, equilíbrios e desequilíbrios, ritmos, enfim, quaisquer qualidades advindas da experiência que podem dar cor a cada julgamento da situação; pode ter todas as tipicidades que encontramos em qualquer outra pesquisa educacional. Outro fator relevante a destacar sobre os resultados são que as técnicas de observação e descrição derivam dos seguintes tópicos: ênfase seletiva, símile e metáfora, comparação incidental, técnica implícita e adjetivos redundantes. Tópicos esses que podem ser utilizados em uma pesquisa educacional como categorias de análise.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.