O UNIVERSO PLURAL E MULTIFACÉTICO DA TECNOLOGIA NA PEÇA O HOMEM E O CAVALO DE OSWALD DE ANDRADE

Autores/as

  • Angela Matia Fanine Rubel utfpr
  • Aline Prado Maciel UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p291-310

Palabras clave:

Teatro brasileiro, Construções literárias discursivas, Universo da Tecnologia, Carnavalização, Oswald de Andrade.

Resumen

Este artigo analisa as construções discursivas do universo da tecnologia na peça O homem e o cavalo de Oswald de Andrade (1890-1954), demonstrando que essas representações ocorrem a partir de uma perspectiva carnavalizada em que a tecnologia é percebida de modo plural, multifacetada e carnavalizada, sendo formalizada em suas contradições entre o velho e o novo, o bem e o mal, o determinado e o neutro, servindo tanto ao Socialismo de Estado stalinista quanto à sociedade burguesa ocidental.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Matia Fanine Rubel, utfpr

PROFESSORA DA PÓS-GRADUAÇÃO E DE LETRAS.

Aline Prado Maciel, UTFPR

MESTRE PELA UTFPR

Publicado

2014-04-18

Cómo citar

Fanine Rubel, A. M., & Maciel, A. P. (2014). O UNIVERSO PLURAL E MULTIFACÉTICO DA TECNOLOGIA NA PEÇA O HOMEM E O CAVALO DE OSWALD DE ANDRADE. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 7(3), 291–310. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p291-310

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.