O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores/as

  • Elisa Probst Hausmann FURB
  • Gabriela Kloth FURB
  • Thais de Souza Schlichting FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n2p198-214

Palabras clave:

Língua Inglesa. Estágio. Prática em sala de aula.

Resumen

O presente artigo apresenta relatos e análises acerca do processo de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa. As três etapas de desenvolvimento do estágio foram realizadas em duas escolas estaduais situadas no município de Blumenau – SC. As etapas realizaram-se em semestres diferentes. A partir das observações, foi possível traçar um panorama geral acerca da relação entre teoria e prática, o processo de ensino/aprendizagem, as relações interpessoais em sala de aula e, principalmente, como são ministradas as aulas de Língua Inglesa como língua estrangeira. A observação serviu de respaldo para as práticas de intervenção, trazendo uma ampla base de condutas que podem ou não ser tomadas em frente à sala de aula. A partir da análise, baseada nas teorias acerca dos Métodos de Ensino e as Teorias de Ensino, compreende-se que as aulas de Língua Inglesa não são vistas como um processo interacional, o processo não se mostra dialógico em sua totalidade, mesmo porque a base que foi fornecida aos alunos nos anos anteriores não foi satisfatória. Durante as intervenções, porém, percebe-se que unindo as experiências da observação às teorias aprendidas na Academia, a prática em sala de aula se torna uma experiência fundamental para a carreira docente dos estagiários.

 

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Publicado

2013-06-06

Cómo citar

Hausmann, E. P., Kloth, G., & Schlichting, T. de S. (2013). O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 6(2), 198–214. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n2p198-214

Número

Sección

Artigos