NARRATIVAS CINEMATOGRÃFICAS E IDEOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÃLISE DE SHREK
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n1p108-113Palabras clave:
Teoria crítica. Cinema. Literatura. Shrek. Contos de fadas.Resumen
Este trabalho analisa a narrativa cinematográfica Shrek e sua relação com o aparato ideológico atual. Parte-se dos filósofos da Escola de Frankfurt, especialmente da obra de Walter Benjamin num percurso que aponta para as análises do crítico cultural contemporâneo Slavoj Žižek. Os contos de fadas que compõem a trama de Shrek 1 e Shrek 2 são contemplados nesta análise quanto a sua origem e simbologia. Aparentemente, Shrek faz uma crítica aos contos de fadas. No entanto, o desenho animado da Dreamworks representa perfeitamente o funcionamento ideológico atual. Com seu jogo de inversões e supostas críticas ao poder delineadas principalmente em suas alusões aos contos de fadas, Shrek, a exemplo de outras narrativas cinematográficas contemporâneas, reforça a ideologia dominante marcada pelo capitalismo global.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.