DO PALCO À PÃGINA, O GRANDE CIRCO DO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p286-301Palabras clave:
O grande circo místico. Jorge de Lima. Balé Teatro Guaíra. Estética da Recepção. Literatura Brasileira.Resumen
Poema da fase espiritualista de Jorge de Lima, “O Grande Circo Místico“ está presente no livro A túnica inconsútil. O poema é entremeado de elementos espirituais, na tentativa de estabelecer a ligação do humano com a existência total. Esse texto poético originou duas interpretações – uma em 1983 e outra em 2002 – que foram adaptadas pelo Balé Teatro Guaíra para a linguagem da dança. Tomando, portanto, o poema e as gravações dos espetáculos homônimos, o presente artigo tem como objetivo analisar as transformações ocorridas na passagem do texto poético para o texto cênico, averiguando a manutenção ou a transformação dos componentes poético-literários. A recepção do poema e dos espetáculos será analisada à luz da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, e da Sociologia da Leitura de Roger Chartier, averiguando como se dá o diálogo entre as diferentes linguagens – poema, dança, música.
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