CAROLINA DE JESUS E QUARTO DE DESPEJO: A EXPERIÊNCIA COMO DESCONSTRUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p019-037

Palavras-chave:

Carolina de Jesus, Literatura Brasileira, Literatura Afro-brasileira, Logocentrismo, Desconstrução.

Resumo

A importância de Carolina de Jesus na Literatura em Língua Portuguesa e na Literatura Afro-brasileira já é, de certa forma, inquestionável. No entanto, há ainda muito que se ratificar e se desdobrar em seus textos por conta da riqueza encontrada neles, de sua ação afirmativa perante as pautas identitárias e das problematizações enunciativas que podem transcorrer na cultura, na educação e na sociedade. O presente trabalho discutirá no livro “Quarto de Despejo” as possibilidades de desconstrução e subversão tanto da organização literária quanto da produção enunciativa, tendo como referência teórica principal os conceitos de “hospitalidade” e “brisura” de Jacques Derrida e sua crítica ao logocentrismo branco europeu, observando traços de marcadores sociais, perpassando também por outros pensadores afins.

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Biografia do Autor

Antônio Roberto Giraldes, Autônomo

Antônio Roberto Giraldes é Bacharel em Letras com Habilitação em Português e Linguística, Licenciado em Língua e Literatura Portuguesas, Mestre e Doutor em Educação na área de Mitohermenêutica e estudos do Imaginário, todos pela Universidade de São Paulo. Leciona há 27 anos no Ensino Médio, Fundamental e Cursos Pré-Vestibulares. Foi responsável pela equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Linguística de Ensino Médio, em Manchester, 2013. Foi jurado em duas edições do Poetas de Gaveta (2014 e 2015) da USP de Ribeirão Preto.

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Publicado

17-12-2021

Como Citar

Roberto Giraldes, A. (2021). CAROLINA DE JESUS E QUARTO DE DESPEJO: A EXPERIÊNCIA COMO DESCONSTRUÇÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 15(2), 019–037. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p019-037

Edição

Seção

Literatura afro-brasileira e comunicação: escritura, estética e convergências

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