ARTHUR SCHOPENHAUER E LUDWIG VAN BEETHOVEN: DO POTENCIAL EXPRESSIVO-DESCRITIVO DA LINGUAGEM MUSICAL

Autores/as

  • Raimundo José Barros Cruz Universidade de Passo fundo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n2p126-143

Palabras clave:

Música. Filosofia. Linguagem. Schopenhauer. Beethoven.

Resumen

No decorrer deste trabalho, procuraremos evidenciar a posição de Schopenhauer sobre os conceitos de representação e vontade; analisaremos sua estética observando a relação hierárquica existente entre as belas artes, a capacidade residente em cada arte de expressão da essência íntima do mundo, e chegaremos à música, como arte que nos transmite o em-si do mundo. Partindo daí, tomaremos como referência o compositor clássico/romântico Beethoven e a 6ª Sinfonia em Fá Maior, Op. 68-Pastoral, mais especificamente o IV movimento - Tempestade (Gewitter Sturm). Apontaremos, portanto, a ideia de que a obra de arte beethoveniana conduz-nos ao que é nomeado por Schopenhauer como sentimento estético, e que nos vem sempre através de uma intuição pura, devendo ser interpretado como um sentimento metafísico, uma vez que nele o intelecto atinge o nível de contemplação estética; que implica no mergulho do sujeito cognoscente dentro do objeto conhecido, ao qual se funde.

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Biografía del autor/a

Raimundo José Barros Cruz, Universidade de Passo fundo

Graduado em Filosofia/Bel (URI), em Filosofia/LP (UPF) em Música (UPF) em Teologia (ITEPA) e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo.

Publicado

2011-08-21

Cómo citar

Barros Cruz, R. J. (2011). ARTHUR SCHOPENHAUER E LUDWIG VAN BEETHOVEN: DO POTENCIAL EXPRESSIVO-DESCRITIVO DA LINGUAGEM MUSICAL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 5(2), 126–143. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n2p126-143

Número

Sección

Artigos

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