LITERATURA ORAL: AS PARLENDAS E O LÚDICO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2009v3n1p31%20-%2043Palabras clave:
Literatura Oral. Educação. Ludicidade. Cultura Brasileira.Resumen
Este estudo propõe, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar as especificidades das parlendas, literatura oral considerada antes como poesia-brincadeira, por ter como público principal o universo infantil. Objetiva-se, ainda, analisar as mudanças, inerentes ao tempo e às colaborações populares, sofridas por estes textos, e a utilização desse gênero textual pelo professor, sem que seja esquecido o lado lúdico dos poemas, a fim de que se possa desenvolver as competências dos alunos e resgatar valores imêmores na sociedade. Dessa forma, e mais uma vez, a literatura se mostra como precursora do folclore e da identidade cultural do país.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.