COMO AS INICIATIVAS BRASILEIRAS MIDIATIVISTAS RECONFIGURAM A ABORDAGEM JORNALÍSTICA DOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n3p051-071

Palabras clave:

Comunicação, Jornalismo ambiental, Midiativismo.

Resumen

Pretendemos uma discussão sobre as transformações das práticas jornalísticas e a refundação dos ativismos midiáticos, no contexto das redes cibernéticas, para entender a proposta midiativista; se ela se reflete em mídias digitais que atuam especificamente com jornalismo ambiental no Brasil. Nesse sentido, apresentamos um mapeamento inicial de iniciativas que abordam a temática socioambiental, a partir do Mapa de Jornalismo Indepedentente da Agência Pública, e identificamos oito portais que se aproximam da proposta midiativista na forma e no conteúdo, mas em um escopo institucionalizado.  Dois deles, porém, radicalizam a aposta e oferecem pautas que evidenciam a transversalidade, a colaboração e o engajamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katarini Giroldo Miguel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora nos cursos de graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais em Rede” (CNPq)

Amanda Franco de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com pesquisa sobre as reconfigurações da cobertura jornalística sobre os temas socioambientais em espaços midialivristas.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Giroldo Miguel, K., & Franco de Souza, A. (2023). COMO AS INICIATIVAS BRASILEIRAS MIDIATIVISTAS RECONFIGURAM A ABORDAGEM JORNALÍSTICA DOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 17(3), 051–071. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n3p051-071

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.