AS FUNÇÕES SINTÁTICAS ADJUNTO DE NOME E COMPLEMENTO DE NOME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA GERATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p074-094

Palavras-chave:

Adjunto de nome. Complemento de nome. Gramática Gerativa. Educação Básica.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar uma discussão acerca das funções sintáticas adjunto de nome e complemento de nome, confrontando a perspectiva normativa com a perspectiva gerativista dos estudos da linguagem, de modo a contribuir para a reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Do ponto de vista gerativista, partimos de hipóteses acerca da língua-I proposta por Chomsky (1986, 1994) no quadro da Teoria de Princípios e Parâmetros, o que nos leva a diferenciar aquisição de aprendizagem. No âmbito das gramáticas normativas, fazemos um breve levantamento, a fim de averiguar possíveis diferenças conceituais entre adjunto de nome (adjunto adnominal) e complemento de nome (complemento nominal). Como metodologia de pesquisa, adotamos o método hipotético-dedutivo. Os resultados de nosso estudo apontam para o fato de que a distinção entre as duas funções sintáticas em questão pode auxiliar os estudantes da Educação Básica do ponto de vista morfossintático, semântico, pragmático e textual-discursivo, razão que nos levou a elaborar uma proposta didática para o ensino dessas funções em aulas de Língua Portuguesa para os níveis fundamental e médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Santos de Cerqueira, Universidade Federal de Goiás

É Professora Curso de Licenciatura em Letras: Português e do Curso de Bacharelado em Linguística da Universidade Federal de Goiás, Campus de Goiânia. Atuando nas áreas de Sintaxe, Sintaxe do Português, Introdução aos Estudos da Linguagem, Psicolinguística e Estágio de Português. Possui graduação em Letras (habilitação português/inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Linguística (2003) e doutorado em Linguística (2009), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Realizou um estágio de doutoramento em Linguística, financiado pela CAPES (processo: BEX 129506-3), na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Prof. Dr. João Costa, no período de outubro de 2006 a novembro de 2007. No período de setembro de 2017 a junho de 2018, realizou Estágio de Pós-Doutorado (PUC-Rio), na área de Psicolinguística Experimental, sob a supervisão da Profa. Dra. Erica Dos Santos Rodrigues.

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal de Goiás

Leosmar Aparecido da Silva é doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em Letras e Linguística também pela UFG. Atua como professor de Linguística e Língua Portuguesa na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. É integrante do Grupo de Estudos Funcionalistas e integra a Rede de estudos de língua portuguesa ao redor do mundo. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos sobre o Português Brasileiro e sobre ensino de língua materna, numa perspectiva cognitivo-funcional. Tem publicações relacionadas à descrição e ao ensino do português. 

Downloads

Publicado

08-11-2021

Edição

Seção

Ensino de gramática(s) na educação básica