AS FUNÇÕES SINTÁTICAS ADJUNTO DE NOME E COMPLEMENTO DE NOME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA GERATIVA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p074-094Palavras-chave:
Adjunto de nome. Complemento de nome. Gramática Gerativa. Educação Básica.Resumo
O objetivo do presente artigo é apresentar uma discussão acerca das funções sintáticas adjunto de nome e complemento de nome, confrontando a perspectiva normativa com a perspectiva gerativista dos estudos da linguagem, de modo a contribuir para a reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Do ponto de vista gerativista, partimos de hipóteses acerca da língua-I proposta por Chomsky (1986, 1994) no quadro da Teoria de Princípios e Parâmetros, o que nos leva a diferenciar aquisição de aprendizagem. No âmbito das gramáticas normativas, fazemos um breve levantamento, a fim de averiguar possíveis diferenças conceituais entre adjunto de nome (adjunto adnominal) e complemento de nome (complemento nominal). Como metodologia de pesquisa, adotamos o método hipotético-dedutivo. Os resultados de nosso estudo apontam para o fato de que a distinção entre as duas funções sintáticas em questão pode auxiliar os estudantes da Educação Básica do ponto de vista morfossintático, semântico, pragmático e textual-discursivo, razão que nos levou a elaborar uma proposta didática para o ensino dessas funções em aulas de Língua Portuguesa para os níveis fundamental e médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.