O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p368-387

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Francês. Idiomas sem Fronteiras. Francês para Objetivo Universitário.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência no contexto da prática do Estágio Obrigatório Supervisionado I e II do curso de Licenciatura em Letras – Língua Francesa e Literaturas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi a primeira vez que o Estágio supervisionado de francês, deste curso de Letras, se realizou no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras, desenvolvido pelo Governo Federal para oferecer aulas de língua francesa à comunidade universitária intencionada em participar de projetos de mobilidade internacional. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir o aspecto didático de duas atividades desenvolvidas de acordo com a metodologia do Francês para Objetivo Universitário e ministradas para três turmas no decorrer do ano de 2019, com nível B1, com estudantes, em sua maioria, mestrandos e doutorandos da Universidade. Apresentaremos os resultados obtidos nessa prática com o intuito de contribuir com o campo da formação docente e com as discussões sobre ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira no contexto do Francês para Objetivo Universitário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Farias da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Linguística - UFSC

Professora de Metodologia e Estágio Supervisionado de Francês

(MEN-UFSC)

Pesquisadora convidada da Université de Montréal - Canadá

Clarissa Laus Pereira Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

formadora de formadores na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e formadora TV5 Monde (BELC-Nantes, 2016), possui Mestrado em Ciências da Linguagem FLE (Université des Sciences Humaines de Strasbourg (USHS), Strasburgo, França, 1996-1997, Universidade Nancy II, Nancy, França, 1997-1998), Doutorado em Literatura Comparada (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, Universitat de Barcelona (UB), Barcelona, Espanha, 2006) e pós-doutorado em Interculturalidade (Université Paul Valéry Montpellier 3, Montpellier, França, 2020). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pelas disciplinas Metodologia do FLE e estágios supervisionados obrigatórios 1 e 2 no curso de Letras Francês.

Iane Inês Poyer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Letras Francês - Licenciatura (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras Francês - Licenciatura (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora em projetos de extenção de português como língua de acolhimento, de italiano e de francês na UFSC.

Downloads

Publicado

31-08-2019

Como Citar

Farias da Silva, S., Laus Pereira Oliveira, C., & Inês Poyer, I. (2019). O ENSINO DE FRANCÊS NO CONTEXTO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(2), 368–387. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p368-387

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.