FOTOGRAFIA E MODA: REFLEXÕES SOBRE O TER NA CONSUMAÇÃO DO SER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n2p128-143

Palavras-chave:

Fotografia de moda. Consumo. Estética.

Resumo

A efemeridade e o excesso do consumo na moda atendem às necessidades do mercado e do sistema econômico vigente, uma vez que este demanda a rotatividade de produtos. Neste sentido, cumpre eficiente papel a obsolescência programada que pode vir instaurada tanto em aspectos de qualidade física, quanto em aspectos de qualidade estética que é um precípuo da moda. A identificação com os padrões excessivos de consumo torna-se um aporte central para a indústria da moda que historicamente utiliza a imagem fotográfica para este fim. Desta forma, o presente trabalho propõe reflexões sobre os valores inseridos no consumo, a partir de uma revisão bibliográfica subsidiada pela criação de um catálogo de fotografias que faz uso da própria linguagem publicitária. O estudo nos permite inferir a necessidade de questionar o consumo irracional e reconhecer a fotografia de moda como instrumento também de transformação da realidade social e autoconhecimento do sujeito no mundo.

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Biografia do Autor

Athos da Silva Santos, Universidade Vila Velha

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Vila Velha, também graduado em Fotografia pela mesma instituição, tem interesse em fotografia de moda.

Vinicius Ferreira Pinto, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Graduado em Biologia pelo Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), também é mestre em cognição e linguagem pelo Centro de Ciências do Homem (CCH). Atua na educação publica do Estado do Espírito Santo e tem interesse em pesquisa na área de ensino de ciências e educação ambiental com ênfase na perspectiva crítica.

Marcia Braga Capovilla, Universidade Vila Velha

Coordenadora e professora do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da UVV de 2004 até o presente. Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1977) e especialização em Design de Moda pelo Centro Universitário Vila Velha (2008). Atuou como professora de Fotografia na Universidade Federal do Espírito Santo de 1978 a 2014. Tres exposições fotográficas Individuais, participação em mais de 50 exposições coletivas ao longo destes 30 anos de carreira. Dois prêmios de fotografia . Curadora de mais de 20 exposições fotográifcas. Participação em mais de 20 cursos de fotografia , como parte de projetos de extenção da UFES. Chefe de Departamento da UFES por 10 anos concecutivos Coordenadora do curso de artes visuais da UFES de 2003 à 2004.

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Publicado

21-08-2020

Como Citar

da Silva Santos, A., Ferreira Pinto, V., & Braga Capovilla, M. (2020). FOTOGRAFIA E MODA: REFLEXÕES SOBRE O TER NA CONSUMAÇÃO DO SER. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(2), 128–142. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n2p128-143

Edição

Seção

Artigos