A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL

Autores

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p340-356

Palavras-chave:

Formação Docente, Identidade, Ensino de Português.

Resumo

O ensino de Português no Brasil é alvo de diversas discussões sobre como e porque devemos ensinar a língua materna e quais os segmentos que os documentos oficiais e as principais linhas teóricas apresentam para essa prática. Isso remete-nos a refletir acerca da formação docente, sobre as formas de pensar a prática em sala de aula e, sobretudo, a construção da identidade do profissional perante a tantas inovações que a educação reverencia. Diante disso, o presente trabalho vem refletir as questões de identidade linguística e social do professor de português na contemporaneidade. Abrangemos na fundamentação teórica reflexões sobre o ensino de português no Brasil, a formação do professor de português, as questões de identidade em linguística aplicada e a procedência metodológica através de uma narrativa autobiográfica, considerando para a análise os seguintes aspectos: a linguagem, a percepção de ensino e o letramento digital. Foi possível constatar que a concepção de linguagem adotada pela professora está direcionada às correntes normativista e sociolinguística; a percepção de ensino é fundamentada nas representações sociais da prática profissional; e a aquisição do letramento digital se emprega em pontos como a formação docente e o investimento governamental em educação e tecnologia.

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Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas. Bolsista PIBIC/FAPEAL.

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Publicado

17-06-2017

Como Citar

Silva Júnior, S. N. da. (2017). A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(1), 340–356. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p340-356

Edição

Seção

Artigos