AGENDA FEMININA: ANÁLISE DAS CAPAS DA REVISTA NOVA/COSMOPOLITAN A PARTIR DA TEORIA DO AGENDA SETTING

Autores

  • Maiara Possamai da Silva Faculdade Satc (Criciúma - SC)
  • Claudia Nandi Formentin Faculdade Satc (Criciúma-SC)
  • Vanessa Wendhausen Lima Faculdade Satc (Criciúma - SC)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n3p718-733

Palavras-chave:

Agenda Setting, mulher, Revista Nova, Revista Cosmopolitan

Resumo

A revista Nova / Cosmopolitan, além de formadora de opinião, de alguma maneira auxilia na formação da identidade de suas leitoras. O presente estudo busca verificar como são construídas as representações femininas nas capas da referida publicação em três edições do ano de 2011 e três do ano de 2016 a partir do que é agendado pela revista. Para tanto são objetivos específicos: identificar os assuntos que mais são abordados pela revista, avaliar que personalidades e como estas são apresentadas pela revista, perceber que estereótipo da mulher é apresentado através dos discursos observados nas capas, identificar semelhanças e diferenças nas capas publicadas nos dois diferentes períodos. Foram analisadas seis capas da revista confrontando-as com a teoria do Agenda-Setting. Assim, foi possível perceber quais aspectos são ressaltados pela revista, bem como quais deles recebem maior destaque a cada edição. Ao final do estudo pode-se perceber que por mais que a liberdade seja enaltecida, a necessidade de agradar e satisfazer o sexo masculino estão agendadas em todas as edições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Possamai da Silva, Faculdade Satc (Criciúma - SC)

Bacharela em Jornalismo

Claudia Nandi Formentin, Faculdade Satc (Criciúma-SC)

Bacharela em Jornalismo e licenciatura em História, Mestra e Doutora em Ciências da Linguagem. Cursos realizados na Unisul. Professora dda Faculdade Satc onde integra o Grupo de Estudos em Comunicação e Design (GECeD).

Vanessa Wendhausen Lima, Faculdade Satc (Criciúma - SC)

Bacharela em Jornalismo e licenciatura em Letras. Mestra e doutora em Ciências da Linguagem.Professora na Faculdade Satc onde integra o Grupo de Estudos em Comunicação e Design (GECeD).

Downloads

Publicado

10-01-2018

Edição

Seção

Artigos