TROPICALISMO E IDENTIFICAÇÃO NACIONAL: CULTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DO CINEMA

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins – UFT

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p263-272

Palavras-chave:

Tropicalismo, identidade nacional, cultura, sociedade, cinema

Resumo

Este escrito busca trabalhar com a identificação nacional na época do movimento tropicalista. Para tal, utilizam-se duas obras de cinema no intuito de melhor ilustrar os mecanismos discursivos críticos usados pelos tropicalistas. Estas duas obras cinematográficas são “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, e “Bye Bye Brasil” de Carlos (Cacá) Diegues, de 1979. Ambas obras se utilizam claramente de uma estética tropicalista para abordarem a nação brasileira e uma busca de identidade nacional. A utilização de obras de arte cinematográficas, ambas com caráter tão nitidamente brasileiro, podem revelar-nos alguns importantes aspectos identitários próprios da sociedade nacional.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutorando em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Leiden Universiteit (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

18-11-2014

Como Citar

Rodrigues, W. (2014). TROPICALISMO E IDENTIFICAÇÃO NACIONAL: CULTURA DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DO CINEMA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 8(3), 263–272. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n3p263-272

Edição

Seção

Artigos

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