A PERSUASIVIDADE NO DISCURSO RELIGIOSO

Autores

  • Nathally Regina Monteiro Nunes Campos
  • Roberta da Costa Vieira

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n1p39-54

Palavras-chave:

Discurso religioso. Ilusão de Reversibilidade. Persuasão.

Resumo

Este artigo pretende analisar as estratégias persuasivas encontradas em excertos de discursos religiosos cristãos. Trataremos o discurso religioso como um registro e discutiremos a distinção entre propriedades e marcas deste tipo de formação discursiva (Orlandi, 1987). Discorreremos acerca da noção de reversibilidade no discurso e seu aspecto diferencial no dizer religioso, denominado por Orlandi (1987) de ilusão de reversibilidade.  A título de exemplificação, utilizaremos neste trabalho, trechos de textos do líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, publicados no periódico veiculado pela referida instituição, intitulado Folha Universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathally Regina Monteiro Nunes Campos

Graduada em Letras Português/Inglês - USS e pós-graduanda em Revisão de textos - PUCMinas.

Roberta da Costa Vieira

Mestre em Letras - UFF.

Downloads

Publicado

21-05-2014

Como Citar

Campos, N. R. M. N., & Vieira, R. da C. (2014). A PERSUASIVIDADE NO DISCURSO RELIGIOSO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 8(1), 39–54. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2014v8n1p39-54

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.