MAFALDA E A EMANCIPAÇÃO FEMININA

Autores

  • Carla Letuza Moreira e Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n3p269-286

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Mafalda, emancipação feminina, condições de produção, equívoco, efeito de humor

Resumo

Este estudo propõe-se a analisar o funcionamento discursivo de tiras de Mafalda (Quino, 1993) sobre o processo de emancipação feminina, mobilizando noções teórico-metodológicas da Análise de Discurso francesa. Mafalda é uma personagem criada na Argentina e que representa, em tempos de ditadura nos anos 60 e 70, um grito por igualdade e liberdade para as mulheres que luta(va)m por maiores chances de realização pessoal e profissional. O corpus desse estudo é composto do recorte das tiras de Mafalda que mostram sua relação com a temática abordada, bem como a relação entre os sujeitos envolvidos em suas narrativas. As noções de memória, condições de produção e ironia/equívoco, entre outras, são mobilizadas por proporcionarem uma maneira própria de entender o processo de emancipação feminina na modernidade e compreender como neste discurso se faz para sustentar o efeito humorístico. No processo de construção de sentidos apreendemos a relação entre uma concepção do papel feminino que não cessa de (re)construir sentidos entre memória e atualidade para a emancipação feminina na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Carla Letuza Moreira e Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Letras pelo PPGLL da Universidade Federal de Alagoas, na área de Letras-Linguística- Análise do Discurso.

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Publicado

26-11-2012

Como Citar

e Silva, C. L. M. (2012). MAFALDA E A EMANCIPAÇÃO FEMININA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 5(3), 269–286. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n3p269-286

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