GLOSSOLALIA: POLIFONIA E POLIRRITMIA VOCAL

Autores

  • Maurício Eugênio Maliska Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n2p248-258

Palavras-chave:

Glossolalia, Voz, Polifonia, Polirritmia, Constituição Subjetiva.

Resumo

A glossolalia é comumente estudada num escopo cultural fortemente marcado pelo cunho místico-religioso. Neste texto, tentaremos tomar a glossolalia não como um fenômeno de cunho religioso ou cultural, mas como uma manifestação vocal, demonstrando a sua polifonia e polirritmia presente em cada vocalização. Trata-se de entendê-la como um fenômeno vocal constituinte da subjetividade, na medida em que ela é uma manifestação da própria voz, enquanto articulação entre som e ritmo. Em outras palavras, a voz é glossolálica; o sujeito, no seu balbucio vocal, emana uma enunciação sem enunciado, vocaliza na sua fala algo que não é discurso, algo que não está atrelado ao sentido e sim ao puro som e ritmo, elementos esses que são centrais na glossolalia da voz. A glossolalia é a quebra do sentido para a emergência da voz enquanto corpo, ou melhor, um pedaço de corpo que dele se desprende para ganhar o sem sentido do som.

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Biografia do Autor

Maurício Eugênio Maliska, Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Psicanalista, membro de Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica, psicólogo, mestre e doutor em Linguística pela UFSC, professor do Curso de Psicologia e do Programa de Pós graduação em Ciências da Linguagem da Unisul.

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Publicado

21-08-2011

Como Citar

Maliska, M. E. (2011). GLOSSOLALIA: POLIFONIA E POLIRRITMIA VOCAL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 4(2), 248–258. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n2p248-258

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