SONORIDADES

AMOR E REVOLUÇÃO NA CIDADE DO GELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n02p075-095

Palavras-chave:

Música, Linguagem, Sonoplastia, Teoria, Cinema.

Resumo

Esse artigo estuda as sonoridades do filme “Cidade de Gelo” [Serebryanye konki (Серебряные Конки)] de Michael Lockshin, de 2020 e lançado no Brasil em junho de 2021 pela Netflix. Trata-se de uma obra que tende a reproduzir os contos de fadas, entretanto, contém ingredientes reais da situação político-ideológica da Rússia czarista, particularmente, de São Petersburgo do final do século XIX. As sonoridades são muitas e todas elas descritivas, tanto a trilha original quanto as trilhas programáticas da música do romantismo europeu. Existem ainda paisagens sonoras ou sons complementares de caráter muito particular, baseadas em escolhas pontuadas de timbres diversos que substituem sons meramente paisagísticos. Guy Farley escreveu, a exemplo da música programática do século XIX, uma trilha original que segue os mesmos princípios.

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Biografia do Autor

Maurício Mário Monteiro, Faculdade Santa Marcelina Faculdade Cásper Libero Universidade Federal da Paraíba

Maurício Mario Monteiro possui Mestrado e Doutorado em história Social pela Universidade de São Paulo. Foi professor do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Comunicação, onde trabalhou com Sonoridades no Audiovisual e Teorias do Contemporâneo; também nos cursos de graduação em Cinema e Rádio e TVI, onde lecionou Trilha Sonora, Linguagem Sonora e Metodologias de pesquisa em comunicação na Universidade Anhembi Morumbi. Foi professor do Conservatório Musical do Brooklin Paulista, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e colaborador da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi pesquisador convidado e palestrante da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Foi professor convidado do Instituto de Artes da Unicamp. Foi professor de música do curso de pós-graduação em Cultura e arte barroca da UFOP. Vencedor do APCA de 2008 com o livro "A Construção do Gosto" e preparador do CD e coparticipante do livro "FESTA: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa", vencedor do Premio Jabuti de 2002. Autor do livro "Música e Vida Cotidiana em Minas Gerais (séculos XVIII e XIX)", lançado em 2018. Foi Coordenador, Produtor e Comentarista da Radio Cultura FM. Foi Conselheiro da Orquestra, Radio e TV Cultura de São Paulo. Professor do curso de pós-graduação em Musica e Imagem da Faculdade Santa Marcelina. Professor de Pensamento Sonoro e História do Brasil da Faculdade Cásper Líbero. Atualmente faz o pós-doutorado em música na Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve estudos relativos à música e suas possíveis interfaces com a história, sociedade, saúde, psicologia, linguagem e outros.

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Publicado

27-11-2023

Edição

Seção

Artigos