AFINAL, COMO ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p120-143

Palavras-chave:

Artigo científico. Estratégias. Abordagem. Produção.

Resumo

Objetivamos investigar estratégias inovadoras de abordagem e produção do gênero acadêmico artigo científico (AC) no contexto do curso de Letras da XXXXX. De modo mais específico, objetivamos construir um panorama da produção de textos no Ensino Superior, conhecer os aspectos discursivos e notacionais do AC, e refletir sobre a importância das Sequências Didáticas (SD) no contexto da mediação e produção dele. A pesquisa surgiu a partir da identificação de que os referidos alunos têm dificuldade para escrever AC por nunca terem tido contato com o gênero e/ou por não haver a mediação adequada dele. Baseamo-nos em Costa e Salces (2013), Araújo e Bezerra (2013) e Motta-Roth e Hendges (2010), que discorrem sobre a escrita acadêmica, bem como as contribuições de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequências didáticas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, que tem como corpus dois AC escritos por alunos da UPE. Com base na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016), elencamos três categorias: tema e título, o plano global do texto e questões de estilo. Os resultados reiteram a necessidade da abordagem do AC por meio de SD, pois são verificadas fragilidades tanto na produção do texto ofertado pelos estudantes do 3º período, quanto na produção dos estudantes do 5º período. Fica evidente que não foi apresentado o gênero; não foram analisados modelos desse texto, tampouco houve quanto ao contexto de produção do texto, o que sinaliza outros problemas que perpassam a produção textual: ortográficos, gramaticais; de seleção lexical e estilo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenilton Damião da Silva Junior, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestre em Educação

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8210-7650 

Participante do Grupo de Estudos em Ensino, Letramento, Oralidade e Alfabetização da Universidade de Pernambuco (ELOA/UPE); Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pernambuco (CELLUPE/UPE); Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE).

Downloads

Publicado

21-12-2022