COMO AS INICIATIVAS BRASILEIRAS MIDIATIVISTAS RECONFIGURAM A ABORDAGEM JORNALÍSTICA DOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n3p051-071

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo ambiental, Midiativismo.

Resumo

Pretendemos uma discussão sobre as transformações das práticas jornalísticas e a refundação dos ativismos midiáticos, no contexto das redes cibernéticas, para entender a proposta midiativista; se ela se reflete em mídias digitais que atuam especificamente com jornalismo ambiental no Brasil. Nesse sentido, apresentamos um mapeamento inicial de iniciativas que abordam a temática socioambiental, a partir do Mapa de Jornalismo Indepedentente da Agência Pública, e identificamos oito portais que se aproximam da proposta midiativista na forma e no conteúdo, mas em um escopo institucionalizado.  Dois deles, porém, radicalizam a aposta e oferecem pautas que evidenciam a transversalidade, a colaboração e o engajamento.

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Biografia do Autor

Katarini Giroldo Miguel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora nos cursos de graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais em Rede” (CNPq)

Amanda Franco de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com pesquisa sobre as reconfigurações da cobertura jornalística sobre os temas socioambientais em espaços midialivristas.

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Publicado

12-12-2023

Edição

Seção

Artigos