O Direito Humano à Educação e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

um olhar a partir das pessoas privadas de liberdade na Amazônia amapaense

Autores

Palavras-chave:

Direito à educação, ODS 4, Pessoas privadas de liberdade, Amazônia, Amapá

Resumo

Este estudo analisa os entraves para a materialização do direito à educação das pessoas privadas de liberdade numa Escola situada no interior do sistema prisional, localizado no Estado do Amapá, extremo norte da Amazônia brasileira. Tal recorte de pesquisa justifica-se pela garantia do direito humano à educação, assegurado na legislação e em políticas públicas específicas, e que constam das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4, que visam assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade. É uma pesquisa documental e empírica, que se utiliza do aporte teórico da política educacional para pessoas privadas de liberdade em diálogo/contraste com a realidade vivenciada pelos(as) discentes, por meio de entrevistas. Dados acusam que somente 22,9% da população prisional brasileira tem acesso à educação básica, e no locus estudado, apenas 17,9%, o que evidencia o cenário de exclusão dessas pessoas. Os resultados revelam a reprodução da estrutura de exclusão dessa população em razão do número de analfabetos e/ou baixa escolaridade; não há critérios claros de seleção para acessar a escola; há ausência de documentos pessoais que prejudicam a matrícula; a estrutura física é precária; a rotina escolar é descontínua e submetida aos comandos disciplinares. Portanto, conclui-se que os formuladores das políticas públicas que buscam alcançar as metas do ODS 4 não podem ignorar essa população excluída do direito à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Simões, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (UNIFAP)

Tiaga Chagas, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá. Professora da Educação Básica. 

Referências

AMAPÁ. Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas. Macapá: Secretaria de Estado de Educação; Coordenadoria de Educação Específica; Secretaria Adjunta de Políticas de Educação, 2022.

AMAPÁ. Resolução Normativa nº 57/2015, de 23 de outubro de 2015. Dispõe sobre a oferta da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica, para pessoas privadas de liberdade, nos estabelecimentos penais do Estado do Amapá e dá outras providencias correlatas. Macapá: CEE, 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, de 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.

BRASIL. Decreto nº 7.626, de 24 de novembro de 2011. Institui o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional. Brasília: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2011a.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Brasília: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), para dispor sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho. Brasília, 2011b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm. Acesso em: 29 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Série Legislação; n. 125. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Lei nº 13.163, de 9 de setembro de 2015. Modifica a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 – Lei de Execução Penal, para instituir o ensino médio nas penitenciárias. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13163.htm#art2. Acesso em: 29 dez. 2021.

BRASIL. Resolução nº 2, de 19 de maio de 2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica, 2010b.

BRASIL. Resolução nº 03, de 11 de março de 2009. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Brasília: Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, 2009.

BRASIL. SENAPPEN, Secretaria Nacional de Políticas Penais; SISDEPEN, Sistema Nacional de Informações Penais. Relatório de Informações Penais – RELIPEN: 15º ciclo SISDEPEN, 2º semestre de 2023. Brasília: SENAPPEN; SISDEPEN, 2024.

CARREIRA, Denise; CARNEIRO, Suelaine. Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação: Educação nas Prisões Brasileiras. São Paulo: Plataforma DhESCA Brasil, 2009.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas constituições. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

DUARTE, Clarice Seixas. A Educação como um direito fundamental de natureza social. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 691-713, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Sys3c3j8znnWkyMtNhstLtg/?lang=pt. Acesso em 13. Mar. 2021.

GORCZEVSKI, Clovis; KONRAD, Letícia Regina. Educação e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: efetivando os direitos fundamentais no Brasil. Revista do Direito UNISC, Santa Cruz do Sul, n. 39, p. 18-42, jan-jul. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/issue/view/197. Acesso em: 01 out. 2024.

GUIA AGENDA 2030: integrando ODS, educação e sociedade. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2020.

GUIMARÃES, Juliana; MELLO, Nilvania Aparecida de. Educação como aporte para o desenvolvimento humano e social. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 10, p. 22849-22859, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/374996656_Educacao_como_aporte_para_o_desenvolvimento_humano_e_social. Acesso em: 01 out. 2024.

IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Cadernos ODS. ODS 4 Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem a longo da vida para todos e todas: O que mostra o retrato do Brasil? Brasília: IPEA, 2019a. Disponível em:

https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/190711_cadernos_ODS_objetivo_4.pdf . Acesso em: 10 out. 2024.

IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Metas e Indicadores ODS 4. Brasília: IPEA, 2019b. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods4_card.html. Acesso em: 29 set. 2024.

JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Educação Básica em Prisões no Brasil: entre avanços e desafios. Revista Brasileira de Execução Penal, Brasília, v. 1, n. 1, p. 33-58, jan./jun. 2020. Disponível em: https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/Artigo2 . Acesso em: 10 nov. 2021.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Escola na ou da prisão?. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 98, p. 25-42, jan.-abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/tQrmp78mcFp47TrN4qhhtHm/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 05 out. 2021.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Panorama da Política Nacional de educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade no Brasil. In: JULIÃO, Elionaldo Fernandes. (org.). Políticas de Educação nas Prisões da América do Sul. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. p. 165-198.

LEME, José Antônio Gonçalves. A cela de aula: tirando a pena com letras – uma reflexão sobre o sentido da educação nos presídios. In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (org.). Educação escolar entre as grades. São Paulo: EdUFSCar, 2007. p. 111-160.

MCCOWAN, Tristan. O direito humano à aprendizagem e a aprendizagem dos direitos humanos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p. 25-46, jan./mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/MnTnDJqDFVS49DqsCXrdwRg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 out. 2024.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Políticas de formação de professores para os espaços de privação de liberdade. In: JULIÃO, Elionaldo Fernandes; SANTA RITA, Rosângela Peixoto. Privação de Liberdade: desafios para a política de Direitos Humanos. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 105-129.

ONU, Organização das Nações Unidas. Assembleia das Nações Unidas. Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento. 1986. Disponível em: https://acnudh.org/wp-content/uploads/2012/08/Declara%C3%A7%C3%A3o-sobre-o-Direito-ao-Desenvolvimento.pdf. Acesso em: 04 set. 2022.

ONU, Organização das Nações Unidas. Assembleia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 09 mar. 2023.

ONU, Organização das Nações Unidas. Assembleia Geral das Nações Unidas. Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. 1966. Disponível em: https://www.oas.org/dil/port/1966%20Pacto%20Internacional%20sobre%20os%20Direitos%20Econ%C3%B3micos,%20Sociais%20e%20Culturais.pdf. Acesso em: 09 mar. 2023.

ONU, Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 29 set. 2024.

SILVA, Aida Maria Monteiro. Direitos Humanos na educação básica: qual o significado?. In: SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. (org.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 41-63.

SILVA, Lucas Lourenço. Juventude encarcerada no Brasil: espaços de privação de liberdade e oferta de educação escolar. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 29, n. 3, p. 385-398, jul./set. 2019. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7771/4377. Acesso em: 08 abr. 2022.

TORRES, Eli Narciso. Prisão, educação e remição de pena no Brasil: a institucionalização da política para a educação de pessoas privadas de liberdade. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

VIEIRA, Elizabeth de Lima Gil. A Cultura da Escola Prisional: entre o instituído e o instituinte. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 93-112, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/b8WtyLXhVVBJ8SGqqhXFVVR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

GUIMARAES QUEIROZ SIMOES, H. C., & Dias Chagas, T. de J. (2024). O Direito Humano à Educação e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:: um olhar a partir das pessoas privadas de liberdade na Amazônia amapaense. Revista Jurídica (FURB), 28(1). Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/12113

Edição

Seção

Seção Direitos Humanos e Agenda 2030 da ONU