O Direito Humano à Educação e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:
um olhar a partir das pessoas privadas de liberdade na Amazônia amapaense
Keywords:
Direito à educação, ODS 4, Pessoas privadas de liberdade, Amazônia, AmapáAbstract
This study analyzes the obstacles to the materialization of the right to education of people deprived of liberty in a school located in the prison system, in the state of Amapá, in the extreme north of the Brazilian Amazon. This research is justified by the guarantee of the human right to education, guaranteed in legislation and specific public policies, and which are included targets of the Sustainable Development Goals (SDGs), especially SDG 4, which aim to ensure inclusive, equitable and quality education. This is a documentary and empirical study, which uses the theoretical contribution of educational policy for people deprived of their liberty in dialog/contrast with the reality experienced by the students, through interviews. Data indicates that only 22.9% of the Brazilian prison population has access to basic education, and in the locus studied, only 17.9%, which highlights the scenario of exclusion of these people. The results reveal the reproduction of the structure of exclusion of this population due to the number of illiterate people and/or those with low levels of schooling; there are no clear selection criteria for access to school; there is a lack of personal documents which hinders enrollment; the physical structure is precarious; the school routine is discontinuous and subject to disciplinary commands. Therefore, Therefore, it is concluded that public policymakers seeking to achieve the goals of SDG 4 cannot ignore this population excluded from the right to education.
Downloads
References
AMAPÁ. Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas. Macapá: Secretaria de Estado de Educação; Coordenadoria de Educação Específica; Secretaria Adjunta de Políticas de Educação, 2022.
AMAPÁ. Resolução Normativa nº 57/2015, de 23 de outubro de 2015. Dispõe sobre a oferta da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica, para pessoas privadas de liberdade, nos estabelecimentos penais do Estado do Amapá e dá outras providencias correlatas. Macapá: CEE, 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, de 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.
BRASIL. Decreto nº 7.626, de 24 de novembro de 2011. Institui o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional. Brasília: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2011a.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.
BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Brasília: Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), para dispor sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho. Brasília, 2011b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm. Acesso em: 29 dez. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Série Legislação; n. 125. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
BRASIL. Lei nº 13.163, de 9 de setembro de 2015. Modifica a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 – Lei de Execução Penal, para instituir o ensino médio nas penitenciárias. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13163.htm#art2. Acesso em: 29 dez. 2021.
BRASIL. Resolução nº 2, de 19 de maio de 2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica, 2010b.
BRASIL. Resolução nº 03, de 11 de março de 2009. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Brasília: Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, 2009.
BRASIL. SENAPPEN, Secretaria Nacional de Políticas Penais; SISDEPEN, Sistema Nacional de Informações Penais. Relatório de Informações Penais – RELIPEN: 15º ciclo SISDEPEN, 2º semestre de 2023. Brasília: SENAPPEN; SISDEPEN, 2024.
CARREIRA, Denise; CARNEIRO, Suelaine. Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação: Educação nas Prisões Brasileiras. São Paulo: Plataforma DhESCA Brasil, 2009.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas constituições. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
DUARTE, Clarice Seixas. A Educação como um direito fundamental de natureza social. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 691-713, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Sys3c3j8znnWkyMtNhstLtg/?lang=pt. Acesso em 13. Mar. 2021.
GORCZEVSKI, Clovis; KONRAD, Letícia Regina. Educação e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: efetivando os direitos fundamentais no Brasil. Revista do Direito UNISC, Santa Cruz do Sul, n. 39, p. 18-42, jan-jul. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/issue/view/197. Acesso em: 01 out. 2024.
GUIA AGENDA 2030: integrando ODS, educação e sociedade. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2020.
GUIMARÃES, Juliana; MELLO, Nilvania Aparecida de. Educação como aporte para o desenvolvimento humano e social. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 10, p. 22849-22859, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/374996656_Educacao_como_aporte_para_o_desenvolvimento_humano_e_social. Acesso em: 01 out. 2024.
IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Cadernos ODS. ODS 4 Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem a longo da vida para todos e todas: O que mostra o retrato do Brasil? Brasília: IPEA, 2019a. Disponível em:
https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/190711_cadernos_ODS_objetivo_4.pdf . Acesso em: 10 out. 2024.
IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Metas e Indicadores ODS 4. Brasília: IPEA, 2019b. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods4_card.html. Acesso em: 29 set. 2024.
JOSÉ, Gesilane de Oliveira Maciel; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Educação Básica em Prisões no Brasil: entre avanços e desafios. Revista Brasileira de Execução Penal, Brasília, v. 1, n. 1, p. 33-58, jan./jun. 2020. Disponível em: https://rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/Artigo2 . Acesso em: 10 nov. 2021.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Escola na ou da prisão?. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 98, p. 25-42, jan.-abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/tQrmp78mcFp47TrN4qhhtHm/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 05 out. 2021.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Panorama da Política Nacional de educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade no Brasil. In: JULIÃO, Elionaldo Fernandes. (org.). Políticas de Educação nas Prisões da América do Sul. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. p. 165-198.
LEME, José Antônio Gonçalves. A cela de aula: tirando a pena com letras – uma reflexão sobre o sentido da educação nos presídios. In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (org.). Educação escolar entre as grades. São Paulo: EdUFSCar, 2007. p. 111-160.
MCCOWAN, Tristan. O direito humano à aprendizagem e a aprendizagem dos direitos humanos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p. 25-46, jan./mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/MnTnDJqDFVS49DqsCXrdwRg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 out. 2024.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Políticas de formação de professores para os espaços de privação de liberdade. In: JULIÃO, Elionaldo Fernandes; SANTA RITA, Rosângela Peixoto. Privação de Liberdade: desafios para a política de Direitos Humanos. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 105-129.
ONU, Organização das Nações Unidas. Assembleia das Nações Unidas. Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento. 1986. Disponível em: https://acnudh.org/wp-content/uploads/2012/08/Declara%C3%A7%C3%A3o-sobre-o-Direito-ao-Desenvolvimento.pdf. Acesso em: 04 set. 2022.
ONU, Organização das Nações Unidas. Assembleia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 09 mar. 2023.
ONU, Organização das Nações Unidas. Assembleia Geral das Nações Unidas. Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. 1966. Disponível em: https://www.oas.org/dil/port/1966%20Pacto%20Internacional%20sobre%20os%20Direitos%20Econ%C3%B3micos,%20Sociais%20e%20Culturais.pdf. Acesso em: 09 mar. 2023.
ONU, Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 29 set. 2024.
SILVA, Aida Maria Monteiro. Direitos Humanos na educação básica: qual o significado?. In: SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. (org.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 41-63.
SILVA, Lucas Lourenço. Juventude encarcerada no Brasil: espaços de privação de liberdade e oferta de educação escolar. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 29, n. 3, p. 385-398, jul./set. 2019. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7771/4377. Acesso em: 08 abr. 2022.
TORRES, Eli Narciso. Prisão, educação e remição de pena no Brasil: a institucionalização da política para a educação de pessoas privadas de liberdade. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
VIEIRA, Elizabeth de Lima Gil. A Cultura da Escola Prisional: entre o instituído e o instituinte. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 93-112, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/b8WtyLXhVVBJ8SGqqhXFVVR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 jun. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.