EXPERIMENTAÇÃO COM SERES HUMANOS NO BRASIL A PARTIR DA LEI N°14.874/2024

Auteurs-es

  • Taciana Marconatto Damo Cervi URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Santo Ângelo
  • Janete Rosa Martins URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Santo Ângelo
  • João Delciomar Gatelli URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Santo Ângelo

Mots-clés :

Biodireito, Experimentação com seres humanos, Lei n°14.874/2024, Direitos dos Participantes da Pesquisa

Résumé

O trabalho analisa os encaminhamentos promovidos no Brasil em relação à experimentação com seres humanos. O questionamento que conduz o estudo pode ser assim demonstrado: Considerando a experimentação com seres humanos e os novos contornos da Lei n°14.874/2024, quais as principais repercussões quanto aos direitos dos participantes da pesquisa? O estudo adota o método de abordagem hipotético-dedutivo por meio da revisão bibliográfica. Parte do resgate histórico dos experimentos nos campos de concentração nazistas concluindo pela objetificação dos sujeitos com a desconsideração de sua identidade e autonomia. Posteriormente, refere o julgamento em Nuremberg como marco para a penalização dos profissionais que implementaram tais práticas, bem como marco para surgimento do Código de Nuremberg com as diretrizes para a pesquisa com seres humanos. Surge então, a estruturação dos princípios bioéticos e, no Brasil, a estruturação paulatina do sistema Cep/Conep, responsável por assegurar os direitos dos participantes das pesquisas. No corrente ano, o presidente Lula sanciona a Lei n°14.874/2024 e, análise preliminar demonstra erosão do Sistema Cep/Conep, fragilização do controle social sobre as pesquisas propostas, bem como a submissão do sistema aos interesses da indústria farmacêutica e de equipamentos hospitalares. Deste modo, os direitos dos participantes da pesquisa passam por significativas perdas pois a lei autoriza a exportação de seu material biológico para o exterior, bem como de seus dados, o que permite a exploração por terceiros desconhecidos; resta dificultado o acesso aos medicamentos pós-estudos, o que anteriormente era de garantia vitalícia e gratuita. Trata-se de retrocesso legislativo para o Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Taciana Marconatto Damo Cervi, URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Santo Ângelo

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus de Santo Ângelo. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Biodireito, Culturas e Sociedade”. Assistente  técnica do Comitê de Ética em Pesquisa na URI/Santo Ângelo.

Janete Rosa Martins, URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Santo Ângelo

Doutora em Ciências Sociais pela UNISINOS – São Leopoldo/RS, Mestre em Direito pela UNISC – Santa Cruz do Sul/RS e  Especialista em Direito Público e Bacharel em Direito pela UNIJUI – Ijuí/RS, Professora da Pós-graduação Stricto Sensu em  Direito – Mestrado e Doutorado e da Graduação em Direito, Editora da Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas,  Pesquisadora em Mediação, Pertencente do Grupo de Pesquisa Conflito, Cidadania e Direitos Humanos, Vinculada a  Linha de Pesquisa II – Políticas de Cidadania e Resolução de Conflitos com registrado na CAPES. E-mail: janete@san.uri.

João Delciomar Gatelli, URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Santo Ângelo

Doutor em Direito Privado pela Universidade de Salamanca (2015) e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Docente permanente do curso de graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e professor colaborador no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado e Doutorado da mesma Universidade. Advogado na Sociedade Gatelli e Kupske Advogados Associados S/C.  

Références

ALBUQUERQUE, Aline. Para uma ética em pesquisa fundada nos Direitos Humanos. Revista de Bioética. vol.21 no.3 Brasília Sept./Dec. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi d=S1983-80422013000300005 . Acesso em 26.mai.2024.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Traduzido: Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

______. Da violência. Tradução: Maria Claudia Drumond. São Paulo: Ed, 2004.

______. Entre o passado e o futuro. 6.ed. Tradução: Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2009.

______. Sobre a revolução. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1999.

BERTASO, João Martins. Os Direitos Humanos como política de cidadania. Revista Direitos Culturais. N° 5. Santo Ângelo: FURI, dez 2008, p. 11-16

CARNEIRO, Maria Luiza Lucci. Holocausto: crime contra a humanidade. São Paulo: Editora Ática, 2000.

CLOTET, Joaquim. Por que bioética? Disponível em http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_ bioetica/article/viewFile/474/291. Acesso em 09.mai.2024.

COVRE, Herbert. Globalização, Neoliberlismo e Direito. Revista Jurídica. Florianópolis: UFSC, 2016.

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do Biodireito. 10.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

HITLER, Adolf. Minha luta. São Paulo: Moraes, 1983.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423 acesso em 14.mai.2024

PEREZ LUÑO, Antônio Enrique. Derechos humanos, Estado de derecho y Constituición. Madrid: Edicciones Tecnos, 1999.

PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul. Bioética: do principicialismo à busca de uma perspectiva Latino-Americana. In: COSTA, Sérgio; OSELKA, Gabriel; GARRAFA, Volnei (Coor). Iniciação à bioética. Brasília: Conselho Federal de Medicina, 1998.

RIGAUX, François. A lei dos juízes. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

SANDEL, Michael J., Contra a perfeição: ética na era da engenharia genética. Tradução: Ana Carolina Mesquita. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

VIEIRA, Tereza Rodrigues. Bioética e direito. São Paulo: Jurídica Brasileira, 1999.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-17

Comment citer

Marconatto Damo Cervi, T., Rosa Martins, J., & Gatelli, J. D. (2024). EXPERIMENTAÇÃO COM SERES HUMANOS NO BRASIL A PARTIR DA LEI N°14.874/2024. Revista Jurídica (FURB), 27(:). Consulté à l’adresse https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/12190

Numéro

Rubrique

Artigos