EXPERIMENTAÇÃO EM CONTEXTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DE PESQUISAS ATUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p144-163

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Experimentação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise acerca de uma investigação conduzida à luz da Modelagem Matemática e das relações existentes entre o conhecimento matemático e o conhecimento extramatemático decorrente da experimentação, com base na interrogação: o que revelam as pesquisas apresentadas em eventos sobre Modelagem Matemática nas quais a experimentação se constitui enquanto elemento da atividade de modelagem?”. Para tanto, enfoca nos trabalhos apresentados em três eventos da área da Modelagem – EPMEM, CNMEM e ICTMA. A partir de uma pesquisa de caráter inventariante subsidiada na Análise de Conteúdo em que as unidades de contexto levaram em consideração as áreas de conhecimento mobilizadas pela experimentação e os tipos de experimento presentes nas atividades de modelagem analisadas nos possibilitaram evidenciar que as atividades, quase unanimemente, buscaram conciliar o entendimento que o aluno tem acerca de um fenômeno, real ou conceitual, com a Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Hideki Araki, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina/Cornélio Procópio. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Modelagem e Educação Matemática (GIEMEM). Graduado em Tecnologia em Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Apucarana (2013), em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio (2015) e em Licenciatura em Química pelo Centro Universitário Filadélfia (2016). Especialização em Educação Matemática Inclusiva (2015) e Alfabetização Matemática (2016) ambas pela Faculdade São Braz.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Faz parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL desde 2005. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021)

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Araki, P. H. H., & Silva, K. A. P. da. (2022). EXPERIMENTAÇÃO EM CONTEXTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DE PESQUISAS ATUAIS. Revista Dynamis, 28(1), 144–163. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p144-163

Edição

Seção

Artigos