RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO ENSINO HÍBRIDO: RELACIONANDO NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Juliana Marcondes de Morais UNIFESP
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Universidade de São Paulo: Lorena-SP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p19-38

Palavras-chave:

Ensino Híbrido. Matemática. Neurociência Cognitiva. Situações-problema

Resumo

A dificuldade apresentada pelos alunos em aprender Matemática demanda o uso de novas estratégias de ensino. O Ensino Híbrido tem se apresentado como uma metodologia que atende a essa demanda, e os achados da Neurociência Cognitiva auxiliam avaliar se essa metodologia é eficiente ou não para aprendizagem. Neste artigo, apresentamos um estudo realizado em um quinto ano do Ensino Fundamental, no qual aplicou-se uma Sequência Didática (SD), organizada no modelo rotação por estações para resolução de situações-problema. O objetivo foi analisar se há evidências na Neurociência que justifiquem o Ensino Híbrido. Os dados foram coletados por meio de testes matemáticos, da observação participante e semiestruturada. Essa pesquisa tem sua abordagem na metodologia Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados encontrados foram satisfatórios e sugerem que o Ensino Híbrido possui evidências na Neurociência Cognitiva, de forma a  indicá-lo como possível meio que facilita a aprendizagem em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Marcondes de Morais, UNIFESP

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (2010), especialista em Neuropsicologia e Educação pelo ITECNE (2012) e mestra em Ciências pelo Programa Projetos Educacionais de Ciências da EEL/USP (2019). Atuou 12 anos na Educação Básica: docência e orientação pedagógica, possui experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos.Atualmente, trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na UNIFESP, lotada no CEDESS, onde auxilia nos processos pedagógicos desenvolvidos nesse Órgão.

Maria Auxiliadora Motta Barreto, Universidade de São Paulo: Lorena-SP

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1984), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Docente de cursos de graduação e pós-graduação e pesquisadora na Universidade de São Paulo - USP. Foi Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e orientadora de trabalhos de conclusão e de pesquisa, tanto em graduação (odontologia, medicina, psicologia e engenharia) quanto em pós-graduação (lato e stricto sensu). Tem experiência em Psicologia Organizacional, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e em Psicologia Clínica, com ênfase em Prevenção e Intervenção Psicológica. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação de Projetos Educacionais de Ciências, da EEL/USP. 

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

de Morais, J. M., & Motta Barreto, M. A. (2022). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO ENSINO HÍBRIDO: RELACIONANDO NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. Revista Dynamis, 28(2), 19–38. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p19-38

Edição

Seção

Artigos