PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O DESLOCAMENTO DAS INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA MEIOS DIGITAIS / TEACHERS’ PERCEPTIONS ABOUT THE CHANGE OF PEDAGOGICAL INTERACTIONS TO DIGITAL MEDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p136-151

Palavras-chave:

Coronavírus, Ensino remoto emergencial, Prática docente.

Resumo

A problemática que permeia a presente investigação emerge do contexto do ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus. Consideram-se, portanto, os efeitos das medidas de isolamento social para a esfera educativa a partir de um olhar docente. O delineamento proposto objetiva investigar as percepções de professores acerca do deslocamento das interações pedagógicas para meios digitais, na intenção de responder à seguinte questão norteadora:  quais são os desafios e as possibilidades advindos da docência no ensino remoto emergencial? Para isso, no estudo de caso desenvolvido, informações foram coletadas por meio de um questionário enviado a professores de uma instituição de ensino. Utilizando a Análise Textual Discursiva como método de análise de dados, resultaram duas categorias emergentes: a) impactos e impressões iniciais, que revela as primeiras sensações relacionadas às mudanças impostas; e b) reflexões a partir da experiência, em que são destacados aspectos positivos e negativos relacionados às vivências docentes no período pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Winicius da Silva Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Bueno, R. W. da S., Borges, T. D. B., & Lima, V. M. do R. (2021). PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O DESLOCAMENTO DAS INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA MEIOS DIGITAIS / TEACHERS’ PERCEPTIONS ABOUT THE CHANGE OF PEDAGOGICAL INTERACTIONS TO DIGITAL MEDIA. Revista Dynamis, 27(2), 136–151. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p136-151

Edição

Seção

Artigos