ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA / SCIENCES TEACHING AND LEARNING: REFLECTIONS AND IMPLICATIONS FOR HEALTH EDUCATION AT SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p59-81

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Ensino, Aprendizagem, Tomada de Decisões

Resumo

O estudo caracteriza-se como ensaio teórico cujo objetivo é discutir questões sobre ensinar e aprender ciências e propor possibilidades para o desenvolvimento da Educação em Saúde sob uma perspectiva pedagógica na escola. Para tanto, as reflexões fundamentam-se em argumentos teóricos, como perfis conceituais, alfabetização científica, sociointeracionismo, que buscam superar o indesejado modelo normativo e comportamentalista, comumente adotado pela Educação em Saúde, considerado incompatível com os atuais objetivos do Ensino de Ciências e da instituição escolar. Propõe-se uma ferramenta que permite compreender a interação entre os diferentes conhecimentos, sua relação com o comportamento em saúde e discute-se suas implicações para a proposição dos objetivos da Educação em Saúde. Como contribuições à Educação Científica, propõe-se que a Educação em Saúde tenha como compromisso, a construção de conhecimentos em saúde interdisciplinares e contextualizados. Abordagem esta, centrada na formação para a prática da autonomia nas tomadas de decisões conscientes, responsáveis e socialmente justas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Venturi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisas na área de Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Ensino de Ciências.

Adriana Mohr, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Doutora em Educação, Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Líder do Grupo de Pesquisa "Casulo: pesquisa e educação em Ciências e em Biologia". 

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Venturi, T., & Mohr, A. (2021). ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA / SCIENCES TEACHING AND LEARNING: REFLECTIONS AND IMPLICATIONS FOR HEALTH EDUCATION AT SCHOOL. Revista Dynamis, 27(2), 59–81. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p59-81

Edição

Seção

Artigos