ENTENDIMENTOS DE CIÊNCIA AO LONGO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS / SCIENCE UNDERSTANDINGS OF STUDENTS ALONG A BIOLOGICAL SCIENCES UNDEGRADUATE COURSE THAT FORMS SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p179-193Palavras-chave:
Ciência, Formação de professores, História e Filosofia da Ciência, Educação em Ciências.Resumo
As pesquisas no campo da Educação em Ciências, têm nos mostrado como as reflexões em torno da História e Filosofia da Ciência (HFC) contribuem para a formação de professores mais críticos. No presente trabalho, objetivamos investigar os entendimentos que duas turmas de um curso de Ciências Biológicas Licenciatura possuem acerca da ciência. Aplicamos em ambas, um questionário com dez questões tanto na entrada no curso, quanto na saída. Dessas dez, selecionamos uma: diga o que você entende por ciência? Conseguimos, analisar como esse entendimento se modificou ou não e articula-lo com diversos autores da HFC como Chalmers (1993) e Feyerabend (1977) além de outros mais contemporâneos como Lyotard (2009) e Sousa-Santos (2008). A multiplicidade presente nas respostas, nos possibilitou inferir se há ou não uma influência do curso sobre as concepções dos estudantes e a importância dessas discussões para a formação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.