ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UM CAMPO CONCEITUAL / ASSERTION OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES AS CONCEPTUAL FIELD

Autores

  • Carla Beatriz Spohr Universidade Federal do Pampa - Unipampa campus Uruguaiana/RS
  • Isabel Krey Garcia Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p138-152

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, teorias implícitas, invariantes operatórios, formação inicial, reflexão.

Resumo

Este trabalho trata da asserção dos processos de ensino e aprendizagem como um novo campo conceitual fundamentado em teorias de aprendizagem cognitivistas, especialmente as da aprendizagem significativa, dos campos conceituais e teorias implícitas. Como ponto de partida argumentamos que as crenças implícitas dos sujeitos em relação aos processos de ensino e aprendizagem podem ser modificadas durante o período de formação inicial com mais facilidade do que no período de exercício da profissão, ou seja, se o docente em formação inicial aprender a refletir durante esse período, acreditamos que essa prática irá se manifestar durante o exercício de sua profissão.

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Biografia do Autor

Carla Beatriz Spohr, Universidade Federal do Pampa - Unipampa campus Uruguaiana/RS

Docente no curso de Ciências da Natureza - Licenciatura (UNIPAMPA);

Mestre em ensino de física - UFRGS;

Doutora em ensino de ciências - UFSM.

Isabel Krey Garcia, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Docente no curso de licenciatura em física

Mestre em ensino de física

Doutora em ensino de física

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em matemática

Mestre em física

Doutorado em ensino de física

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Publicado

2019-11-04

Como Citar

Spohr, C. B., Garcia, I. K., & Santarosa, M. C. P. (2019). ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UM CAMPO CONCEITUAL / ASSERTION OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES AS CONCEPTUAL FIELD. Revista Dynamis, 25(3), 138–152. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p138-152