UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TEMA CÉLULA / POTENTIALLY MEANINGFUL TEACHING UNITS: A CASE STUDY ON THE CELL THEME

Autores

  • Bruna Ricci Brito unicamp
  • Maria José Fontana Gebara

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p153-164

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, UEP, Célula, Ensino de Biologia.

Resumo

De acordo com a teoria da aprendizagem significativa, a variável que mais impacta no processo de ensino é o conhecimento prévio dos estudantes. Em vista desta relevância, utilizamos questionários abertos para realizar o levantamento dos saberes referentes ao tema “célula” de 62 de estudantes da segunda série do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. A partir destes dados, elaboramos uma UEPS específica para este grupo. O mesmo questionário voltou a ser aplicado ao final das atividades de ensino e novamente três meses após seu encerramento, possibilitado comparar o padrão de respostas apresentado pelo grupo de alunos. Os resultados indicaram uma mudança nas respostas apresentadas após as vivências na UEPS, uma vez que um número maior de estudantes foi capaz de explicitar respostas que estão de acordo com o conhecimento científico vigente, indicando a aquisição conceitual dos conteúdos trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Ricci Brito, unicamp

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e mestrado em Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) pela Universidade Estadual de Campinas.

Maria José Fontana Gebara

Maria Gebara é bacharel e licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação e doutora em Ciências pela mesma instituição. Iniciou a carreira docente como professora de Física na educação básica. Atualmente é professora do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), atuando no curso de licenciatura em Física; no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); e no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). É professora colaboradora do Programa Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem, formação de professores e avaliação. Orientadora de pós-graduação em nível de doutorado.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

Brito, B. R., & Gebara, M. J. F. (2019). UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TEMA CÉLULA / POTENTIALLY MEANINGFUL TEACHING UNITS: A CASE STUDY ON THE CELL THEME. Revista Dynamis, 25(3), 153–164. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p153-164