A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA INDAGAÇÃO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA / THE USE OF INQUIRY METHODOLOGY TO PROMOTE CRITICAL SIGNIFICANT LEARNING

Autores

  • Arthur Philipe Cândido Magalhães Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista-RR Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima - CEFORR https://orcid.org/0000-0002-3404-9211
  • Jesús Ángel Meneses Villagrá Universidad de Burgos, Departamento de Didácticas Específicas, Facultad de Educación, España. https://orcid.org/0000-0003-4839-0418
  • Ileana María Greca Universidad de Burgos, Departamento de Didácticas Específicas, Facultad de Educación, España. https://orcid.org/0000-0003-3674-7985

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p86-98

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Metodologia da Indagação. Calor e temperatura

Resumo

 A teoria da Aprendizagem Significativa Crítica apresenta vários princípios que, se compreendidos pelo professor e utilizados na organização e execução do ensino, promove condições para que o sujeito desenvolva progressivamente sua compreensão, mas sobretudo sua capacidade crítica. Nesta discussão buscaremos relacionar esta teoria com uma metodologia de ensino. O objetivo é discutir em que medida a metodologia da indagação contribui para uma aprendizagem significativa crítica.

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Biografia do Autor

Arthur Philipe Cândido Magalhães, Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista-RR Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima - CEFORR https://orcid.org/0000-0002-3404-9211

Professor da rede estadual e municipal de ensino em Boa Vista-RR. Pedagogo, licenciado em História, Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva. Mestre em Ensino de Ciências no Programa de Pós-Graduação em Ensino de CIências da Universdade Estadual de Roraima. Doutorando em Ensinza de la Ciencias - UBU - Espanha

Jesús Ángel Meneses Villagrá, Universidad de Burgos, Departamento de Didácticas Específicas, Facultad de Educación, España. https://orcid.org/0000-0003-4839-0418

Doutor em Ciências da Educação (1998) pela Universidade de Burgos e Engenheiro Eletromecânico do ICAI (1977). Professor da Escola Universitária da Área de Conhecimento de Didática das Ciências Experimentais da Universidade de Burgos, com experiência no ensino universitário em disciplinas relacionadas à área de Didática das Ciências Experimentais, desde 1982. Dirigiu mais de quinze Teses de Mestrado ( TFM) e Fim de Graduação (TFG), em títulos de formação inicial de professores do ensino fundamental e médio. E participou de tribunais de tese, TFM e TFG.

Pertence ao grupo de pesquisa Ciências do Ensino e Aprendizagem (GIEC-UBU). Coordenador do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências. 

Ileana María Greca, Universidad de Burgos, Departamento de Didácticas Específicas, Facultad de Educación, España. https://orcid.org/0000-0003-3674-7985

Possui graduação em Profesorado En Matemática Física y Cosmografía pelo Instituto Nacional Superior Del Profesorado de Paraná (1986), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor visitante da Universidade Federal da Bahia, e revisor dos periódicos Science & Education (Dordrecht), Ciência e Educação (UNESP) , e Investigações em Ensino de Ciências (Online). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: representações mentais, , referenciais teóricos e metodologicos para a pesquisa em ensino de ciencias, introduçao de topicos de fisica moderna-- mecanica quantica e relatividade-- , sostenibilidade e estudo e implementaçao de comunidades de pratica para o desenvolvimento profissional docente.

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Publicado

2019-11-04

Como Citar

Magalhães, A. P. C., Villagrá, J. Ángel M., & Greca, I. M. (2019). A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA INDAGAÇÃO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA / THE USE OF INQUIRY METHODOLOGY TO PROMOTE CRITICAL SIGNIFICANT LEARNING. Revista Dynamis, 25(3), 86–98. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p86-98