A APRENDIZAGEM DO CONCEITO SAÚDE ENSINADO COM BASE NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA / LEARNING HEALTH CONCEPT THROUGH A TEACHING BASED ON MEANINGFUL LEARNING THEORY IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p04-25

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem conceitual, Avaliação

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a evolução do conhecimento de estudantes de ensino médio sobre o conceito Saúde, ensinado em aulas de Educação Física. O estudo, do tipo intervenção pedagógica, teve a Teoria da Aprendizagem Significativa como principal referencial teórico e foi realizado com 41 alunos de uma escola pública fluminense. Considerando os conhecimentos prévios dos alunos, a intervenção priorizou os conceitos centrais do tema, integrou atividades práticas e teóricas, favoreceu a participação ativa e a negociação dos significados entre alunos, professor e conteúdo. Os registros foram obtidos por meio do pré-teste e pós-teste; um desenho e uma carta. Os dados foram categorizados usando a análise de conteúdo e o teste Wilcoxon foi realizado para comparar os resultados do pré-teste e do pós-teste. Os resultados indicam evidências iniciais de aprendizagem significativa expressas por um discurso mais diferenciado e abrangente do conceito Saúde e de fatores associados a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

Miranda, C. J. M. de, Belmont, R., & Lemos, E. dos S. (2019). A APRENDIZAGEM DO CONCEITO SAÚDE ENSINADO COM BASE NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA / LEARNING HEALTH CONCEPT THROUGH A TEACHING BASED ON MEANINGFUL LEARNING THEORY IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES. Revista Dynamis, 25(3), 04–25. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p04-25