A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ARTICULADA AO “ENSINO POR MICROPROJETOS”: UMA POSSIBILIDADE AO LETRAMENTO CIENTÍFICO / THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING ARTICULATED TO “MICROPROJECT TEACHING”: A POSSIBILITY FOR SCIENTIFIC LITERACY
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p52-67Palavras-chave:
Ensino de Física, Ensino Fundamental, Metodologia de ensino por microprojetos, organizador prévioResumo
O trabalho busca relacionar a Teoria da Aprendizagem Significativa com a metodologia de “ensino por microprojetos” como uma possibilidade de introduzir temas de Física na escola pública de Ensino Fundamental. A metodologia pode funcionar como um “organizador prévio” na formação de subsunçores iniciais e uma experiência positiva para gerar predisposição ao estudo da Física. Realizamos dois estudos junto a escolas da rede pública de Porto Alegre, RS, e obtivemos resultados encorajadores próximos de uma aprendizagem significativa. Isto demandaria um acompanhamento de longo prazo e uma análise mais detalhada, mesmo assim os/as professores/as das escolas e os estudantes demonstraram entusiasmo com a experiência. Contudo, a estratégia conseguiu gerar interações nos grupos, incitou a formação de questões de pesquisa e de conceitos físicos introdutórios, e colocou os estudantes no papel de agentes ativos na construção de um plano de pesquisa, promovendo certas reflexões sobre um processo de investigação em Ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.