A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ARTICULADA AO “ENSINO POR MICROPROJETOS”: UMA POSSIBILIDADE AO LETRAMENTO CIENTÍFICO / THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING ARTICULATED TO “MICROPROJECT TEACHING”: A POSSIBILITY FOR SCIENTIFIC LITERACY

Autores

  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/ Instituto de Física/ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
  • Claudio Rejane da Silva Dantas UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA/ CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
  • Jeferson Barp Faculdades Integradas São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p52-67

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino Fundamental, Metodologia de ensino por microprojetos, organizador prévio

Resumo

O trabalho busca relacionar a Teoria da Aprendizagem Significativa com a metodologia de “ensino por microprojetos” como uma possibilidade de introduzir temas de Física na escola pública de Ensino Fundamental. A metodologia pode funcionar como um “organizador prévio” na formação de subsunçores iniciais e uma experiência positiva para gerar predisposição ao estudo da Física. Realizamos dois estudos junto a escolas da rede pública de Porto Alegre, RS, e obtivemos resultados encorajadores próximos de uma aprendizagem significativa. Isto demandaria um acompanhamento de longo prazo e uma análise mais detalhada, mesmo assim os/as professores/as das escolas e os estudantes demonstraram entusiasmo com a experiência. Contudo, a estratégia conseguiu gerar interações nos grupos, incitou a formação de questões de pesquisa e de conceitos físicos introdutórios, e colocou os estudantes no papel de agentes ativos na construção de um plano de pesquisa, promovendo certas reflexões sobre um processo de investigação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/ Instituto de Física/ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Instituto de Física. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.

Claudio Rejane da Silva Dantas, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA/ CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Professor do curso de Licenciatura em Física da Universidade Regional do Cariri - URCA, Juazeiro do Norte, CE. Doutorado em Ensino de Física pela UFRGS.

Jeferson Barp, Faculdades Integradas São Judas Tadeu

Professro da Faculdade Integrada São Judas Tadeu. Possui Mestrado Profissional em Ensino de Física.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

Massoni, N. T., Dantas, C. R. da S., & Barp, J. (2019). A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ARTICULADA AO “ENSINO POR MICROPROJETOS”: UMA POSSIBILIDADE AO LETRAMENTO CIENTÍFICO / THE THEORY OF SIGNIFICANT LEARNING ARTICULATED TO “MICROPROJECT TEACHING”: A POSSIBILITY FOR SCIENTIFIC LITERACY. Revista Dynamis, 25(3), 52–67. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p52-67