UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS): IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE PESQUISA / POTENTIALLY MEANINGFUL TEACHING UNITS (PMTU): IDENTIFYING TRENDS AND RESEARCH POSSIBILITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p113-128

Palavras-chave:

UEPS, Aprendizagem significativa, Ensino, Revisão de literatura.

Resumo

Este estudo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre a implementação de práticas de pedagógicas relacionadas às Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no desenvolvimento da aprendizagem significativa. A revisão bibliográfica teve como objetivo mapear e analisar os trabalhos relacionados a UEPS, identificando tendências e características das publicações e estudos sobre o tema, incluindo pesquisas indexadas em bases de dados nacionais e internacionais, indexados em bases de dados. Para análise do portfólio de pesquisa, utilizou-se o aporte metodológico da Methodi Ordinatio, que classificou 42 artigos por ordem de relevância, de acordo com o fator de impacto, ano de publicação e número de citações de cada trabalho. O material foi analisado em relação à área de conhecimento, nível de ensino e ano de publicação. Além disso, os estudos mais relevantes, de acordo com a metodologia adotada, foram detalhados com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Os resultados indicam que há predomínio nos estudos relacionados as UEPS e o ensino de física, envolvendo principalmente estudantes do Ensino Médio e do Ensino Médio. São escassos os trabalhos encontrados em alguuns níveis de ensino, por isso estudos futuros devem considerar a pesquisa sobre UEPS em diferentes áreas do conhecimento, envolvendo mais etapas da escolaridade.

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Biografia do Autor

Graziela Ferreira Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR e bolsista CAPES. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT/UTFPR (2017). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007). Especialista em Educação Científica e Tecnológica- UTFPR (2008) e Alfabetização- UNICID (2012). Possui experiência como docente da educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, formação de professores e metodologias de ensino. É membro do grupo de pesquisa "Abordagens e referenciais para o ensino-aprendizagem de matemática". Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR. Atua como professora tutora no curso à distância de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/UAB.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Álgebra Linear, Geometria Analítica, no curso de Engenharia de Produção 2) Cálculo Integral no curso Interdisciplinar em Ciências Naturais; 3)Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica, junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR, bem como da comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuído com pareceres de artigo para as revistas Vidya, Ciência & Cognição, Alexandria, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Investigações em Ensino de Ciências, bem como para eventos como ENPEC e ENEM.

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Publicado

2019-05-29

Como Citar

Souza, G. F., & Pinheiro, N. A. M. (2019). UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS): IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE PESQUISA / POTENTIALLY MEANINGFUL TEACHING UNITS (PMTU): IDENTIFYING TRENDS AND RESEARCH POSSIBILITIES. Revista Dynamis, 25(1), 113–128. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p113-128

Edição

Seção

Artigos