MONTAGEM E ESTUDO DE UM QUIMIOSSENSOR CROMOGÊNICO PARA A DETECÇÃO DE CIANETO E DE ÁLCOOIS UTILIZANDO UM ÁCIDO BORÔNICO COMO RECEPTOR E UM CORANTE SOLVATOCRÔMICO COMO UNIDADE SINALIZADORA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p80-88Palavras-chave:
quimiossensor cromogênico, detecção visual, merocianina de Brooker, álcoois, cianeto.Resumo
Estudos foram realizados para analisar o comportamento do ácido fenil borônico (AB) em acetonitrila na presença da merocianina de Brooker (MB) e do corante de Reichardt. Verificou-se, por exemplo, que a adição de AB a uma solução de MB fez desaparecer a banda solvatocrômica do corante em 571,0 nm simultaneamente ao aparecimento de outra banda em 385,9 nm. Sugeriu-se que em excesso de AB, o complexo predominante apresenta uma estequiometria AB-MB 1:1, mas que se a concentração de AB for diminuída, uma mistura de três complexos, AB-MB, AB-(MB)2 e AB-(MB)3, é obtida. Foi verificado que o sistema AB-MB pode ser usado eficientemente como um quimiossensor para o fluoreto e para o cianeto, pois somente os dois ânions, dentre os vários estudados, tornaram violeta a solução incolor de AB-MB. Isto se deve ao fato de que estes ânions são ótimos nucleófilos e podem interagir eficazmente com o centro de boro, deslocando nucleofilicamente a MB, que pode assim colorir a solução. Ensaios também foram realizados para a montagem de um quimiossensor cromogênico para detecção de álcoois, usando-se AB e a MB. Foi observado que o complexo AB-MB atua eficientemente como quimiossensor cromogênico, permitindo a discriminação entre álcoois primários, secundários e terciários. Esta discriminação visual pode ser explicada pelo fato de que, com o aumento do impedimento estéreo no álcool, a interação com o centro de boro fica dificultada, tornando a reação mais lenta. Palavras-chave: quimiossensor cromogênico, detecção visual, merocianina de Brooker, álcoois, cianeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Machado, V. G., Testoni, F. M., Schuhmacher, S. M., Zimmermann-Dimer, L. M., & Nicolini, J. (2008). MONTAGEM E ESTUDO DE UM QUIMIOSSENSOR CROMOGÊNICO PARA A DETECÇÃO DE CIANETO E DE ÁLCOOIS UTILIZANDO UM ÁCIDO BORÔNICO COMO RECEPTOR E UM CORANTE SOLVATOCRÔMICO COMO UNIDADE SINALIZADORA. Revista Dynamis, 14(1), 80–88. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p80-88
Edição
Seção
Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.