AVALIAÇÃO EM ARTES VISUAIS: PERSPECTIVAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO/FURB

Autores

  • Stela Maria Meneghel FURB
  • Cristiane Kreisch FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p62-72

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior, Práticas Avaliativas em Artes Visuais, Concepções de Arte/Educação, Concepções de avaliação na universidade.

Resumo

A avaliação da aprendizagem implica na utilização de procedimentos, instrumentos e critérios vinculados a valores culturais e sociais, ou seja, a concepções de educação, escola e sociedade (DIAS SOBRINHO, 2002). Além das dificuldades relacionadas à subjetividade do curso de Artes, o processo avaliativo agrega questões atinentes ao conteúdo e valor artístico dos trabalhos, considerando processo (desenvolvimento do aluno) e produto (produção artística). Tais dificuldades tornam-se complexas na Universidade, uma vez que profissionais formados difundem, para os demais níveis de ensino, suas concepções de Arte, ensino e avaliação. Esta pesquisa objetiva caracterizar e analisar a prática da avaliação no curso de Artes Visuais/FURB, relacionando-a com concepções de ensino de arte e avaliação dos docentes. Este trabalho justifica-se pela relevância social e acadêmica de revisar práticas pedagógicas e avaliativas na Universidade, promovendo sua melhoria. A coleta de dados considerou a análise de documentos, observações e entrevistas. Os sujeitos de investigação foram docentes da área específica do referido curso (6). Na interpretação dos dados, utilizamos conceitos de avaliação da aprendizagem elaborados por Hoffmann (2000) e Luckesi (2000); e de ensino de arte no Brasil, por Barbosa (1998). Os resultados apontam que o discurso docente enfatiza uma perspectiva emancipatória de avaliação, entendida como fundamento da construção de competências técnicas e políticas. No entanto, a prática indica ações correspondentes a diferentes concepções e perspectivas teórico-metodológicas, mesclando visões pós-moderna, tradicional e escolanovista. Os procedimentos e instrumentos são diversos, preocupados com avaliar processo e produto; e os critérios são, em geral, objetivos. Palavras-chave – Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior; Práticas Avaliativas em Artes Visuais; Concepções de Arte/Educação; Concepções de avaliação na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Meneghel, S. M., & Kreisch, C. (2008). AVALIAÇÃO EM ARTES VISUAIS: PERSPECTIVAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO/FURB. Revista Dynamis, 14(1), 62–72. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n1p62-72

Edição

Seção

Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes