FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DA NATUREZA A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA E DA EPISTEMOLOGIA DO SUL

Autores

  • Marinês Verônica Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p3-17

Palavras-chave:

Abordagem Temática. Estruturação curricular. Ensino médio. Epistemologia do Sul.

Resumo

No presente trabalho discute-se sobre um curso de formação inicial a partir da reconstrução curricular estruturada mediante a abordagem temática no Ensino de Ciências da Natureza (CN), em quatro escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Santa Maria/RS. A discussão é feita partir de categorias estruturadas em uma pesquisa de mestrado, na qual participaram treze professores da área de CN e o material foi originado a partir de entrevistas semiestruturada com esses professores, o desenvolvimento da análise se deu a luz da Análise Textual Discursiva. Neste trabalho fazemos uma releitura da categoria “Formação inicial de professores: dificuldades no desenvolvimento de intervenções curriculares” refletindo sobre as várias proposições sinalizadas por professores que participaram dessas configurações curriculares, a partir da perspectiva teórica denominada Epistemologia do Sul.

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Biografia do Autor

Marinês Verônica Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica Tecnológica - PPGECT/UFSC

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde  - PPGECQVS/UFSM

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Ferreira, M. V., Muenchen, C., & Marques, C. A. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DA NATUREZA A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA E DA EPISTEMOLOGIA DO SUL. Revista Dynamis, 23(2), 3–17. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p3-17

Edição

Seção

Artigos