JOGOS PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Claudimara da Silva Pfiffer Universidade Regional de Blumenau
  • Tânia Baier Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p3-16

Palavras-chave:

Jogos. Ensino Fundamental. Matemática.

Resumo

Neste artigo, são apresentadas as possibilidades pedagógicas dos jogos, um recurso didático para o estudo da matemática, no ensino fundamental, sendo destacado o papel do professor como organizador e observador das ações realizadas pelas crianças durante as partidas. Trazendo o lúdico para a sala de aula, os jogos promovem: a sociabilidade e a interação entre estudantes e professor, a oportunidade de tomada de decisões e o desenvolvimento da autonomia. Jogos contribuem para que cada estudante conheça seus limites, possibilitam o exercício de concentração e do controle da ansiedade e podem estimular a prática do cálculo mental. Erros cometidos durante a realização de jogos são mais facilmente superados do que aqueles escritos em avaliações. Vencer um jogo demanda seguimento de regras e respeito aos colegas: atitudes exigidas no convívio social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

da Silva Pfiffer, C., & Baier, T. (2015). JOGOS PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 20(1), 3–16. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p3-16

Edição

Seção

Artigos