Construção de uma sequência didática para aplicação de conhecimentos acerca de geometria esférica e hiperbólica: produto educacional

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, 89012-900 - Blumenau (SC)
  • Elcio Schuhmacher Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, 89012-900 - Blumenau (SC)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p62-71

Palavras-chave:

Produto Educacional, Sequência Didática, Ensino de Matemática, Geometria Esférica e Hiperbólica

Resumo

A pesquisa realizada sobre os conceitos de Geometria Esférica e Hiperbólica no Ensino Médio, por meio de uma sequência didática, gerou um produto educacional.  O produto educacional encontra-se dividido em três partes. Na primeira, foi elaborado um conjunto de atividades para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema. Na segunda, encontra-se a sequência didática desenvolvida durante a pesquisa, e por fim, é comentado o conjunto de atividades para identificar se os estudantes compreenderam conceitos elementares de Geometria Esférica e Hiperbólica. Após a sequência didática, foi observado no pós-teste que, a maioria dos estudantes apresentou desempenho satisfatório, conseguindo assimilar, diferenciar e reconciliar conceitos de Geometria Euclidiana, Esférica e Hiperbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Brum, W. P., & Schuhmacher, E. (2013). Construção de uma sequência didática para aplicação de conhecimentos acerca de geometria esférica e hiperbólica: produto educacional. Revista Dynamis, 19(2), 62–71. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p62-71